PATRIMÓNIO IMATERIAL DA HUMANIDADE -– A Candidatura – por Carlos Loures

Fado – Património Imaterial da Humanidade?

 

 “O património cultural imaterial, transmitido de geração em geração, é permanentemente recriado pelas comunidades e grupos em função do seu meio, da sua interacção com a natureza e a sua história, proporcionando-lhes um sentimento de identidade e de continuidade, contribuindo assim para promover o respeito pela diversidade cultural e a criatividade humana”

 

 

Convenção para a Salvaguarda do Património Imaterial da Humanidade, UNESCO, 2003 (Artº 2, alínea 1)

 

 

 De acordo com notíicias recentemente divulgadas pela UNESCO, o fado está bem posicionado para ver aprovada a sua candidatura a Património Imaterial da Humanidade. Entre as 49 candidaturas, outras estão também a ser consideradas – o conhecimento dos jaguares, pelos xamãs da tribo ameríndia colombiana Yurupari, as danças Nijemo Kolo circulares da Dalmácia (Croácia), a música e dança tsiattista do Chipre, assim como a cavalgada de reis, uma tradição da Morávia, no leste da República Checa, que atualmente só se realiza em algumas aldeias locais. e os Mariachi, do México.

 

São candidaturas que receberam especial recomendação por parte do Corpus Subsidiário, o comité de peritos da UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Ciência, Educação e Cultura. Segundo a UNESCO, o património imaterial mundial, em alguns casos ameaçado de degradação ou desaparecimento, reúne práticas e conhecimentos tidos como parte do património cultural de determinados grupos ou comunidades – expressões orais, artesanato das artes do espetáculo, práticas sociais, rituais ou acontecimentos festivos, lugares naturais e culturais.

 

Este ano decisão final será revelada no dia 27 de Novembro.

 

Mas, aconteça o que acontecer, se não for considerado património imaterial da Humanidade, o fado continuará a ser o que desde há século e meio tem sido para os portugueses – um tipo de canção que uns adoram, outros odeiam, mas que constitui uma referência indiscutível da nossa cultura popular.

 

E o tango? O tango foi já declarado pela UNESCO património cultural imaterial da Humanidade, em 2009. O fado é mais antigo, mas o tango passou-lhe a perna. Existe alguma relação entre estes dois géneros musicais? Disso iremos falar. Por hoje, ficamos com Camané cantando um Fado Tango “Esquina de Rua”, uma gravação feita ao vivo no Teatro São Luiz.

 

 

 

 

Leave a Reply