IAC – Iniciativa para uma Auditoria Cidadã à Dívida. Debate amanhã no S. Jorge.

auditoriacidada.info

Agradece-se a máxima divulgação possível para o debate de sexta, 16/12, às 21h, no Cinema São Jorge (Av. da Liberdade, nº 175, em Lisboa – estação do metro Avenida) com a participação do Éric Toussaint, do Costas Lapavitsas e da Ana Benavente. É um debate aberto, e a entrada é livre. Temos duas versões do cartaz: uma para a web (blogues, mailinglists), outra para imprimir a afixar onde vos parecer melhor (locais de trabalho, universidades, etc.).

 

Debate:
o que é a Auditoria Cidadã à Dívida

 

Na Convenção de Lisboa vamos debater e discutir em profundidade a Auditoria Cidadã à Dívida Pública. Como se organiza, que âmbito terá, quem a faz. Vamos mandatar a Comissão que a vai fazer e aprovar o seu documento fundador.

Aproveitamos a presença em Lisboa de diversos economistas portugueses e estrangeiros, muitos dos quais estão ou estiveram envolvidos em processos de auditoria cidadã na Europa e na América do Sul, para explorar o que é a Auditoria, porque lhe chamamos Cidadã, porque deve fazer-se agora. Éric Toussaint, Costas Lapavitsas e Ana Benavente vêm desmistificar todo o discurso, que afinal só é novo na Europa: «é inevitável», «andámos a viver acima das nossas possibilidades», «agora temos que trabalhar a sério», «somos preguiçosos». Todos eles conhecem de cor estas frases mentirosas.

Venha saber como se dá a volta à «inevitabilidade». Como é que aconteceu no Brasil, na Argentina, como está a acontecer agora na Grécia.

Quando somos chamados a pagar, temos direito a saber o quê, a quem, quais as condições, de que nos serviu a nós, população, esse dinheiro — e se não nos serviu, quem se serviu dele e porque estamos nós a pagá-lo? No debate de sexta-feira haverá espaço para as perguntas da plateia, para que todos possam perguntar o que quiserem. Fomos chamados a pagar, venham tirar as vossas dúvidas.

Obrigado,
Mariana Avelãs

 

Evento no Facebook: http://www.facebook.com/events/327889977221478/

Leave a Reply