MÚSICA ROMÂNTICA DO SÉCULO XX – “Viúva Alegre” – 1907

 

Temos aqui privilegiado a música romântica da primeira metade do século XX. Diga-se que o termo «romãntico» nesta acepção popular, parece ser uma assimilação tardia do Romantismo. Na música popular, a opereta, ou seja o “musical” da época, surge como transposição da ópera para um plano menos erudito e para um público mais vasto – uma ponte entre a ópera e o teatro de variedades.

 

Em 1907 uma opereta vienense foi estreada em Londres – A Viúva Alegre (Die Lustige Witwe). Pela mesma altura, Florenz Ziegfeld montou o primeiro dos seus espectáculos em nova Iorque – as Ziegfeld Follies. Também nos Estados Unidos, eclodia o ragtime – em 1911, Irving Berlin estreava com grande êxito Alexander’s Ragtime Band.

Os tempos mudavam, a música mudava e, nesta série, que temos estado a apresentar sem critério cronológico, pensamos ter proporcionado uma razoável amostragem dessa mudança que, repetimos, terá tido como ponto de partida as “românticas” operetas vienenses de que vos damos um exemplo – o tenor Josep Carreras e a soprano Maria Luigia Borsi, com o maestro David Gimenez dirigindo a The Shanghai Philharmonic Orchestra, vão interpretar Lippen Schweigen o famoso dueto da opereta A Viúva Alegre, de Franz Lehar (1870-1948). A gravação foi feita durante um concerto em Xangai no ano de 2007:

 

 

 

 

Leave a Reply