Pentacórdio, sábado, 19 de Maio de 2012. Por Rui de Oliveira.

 

 

      No Sábado 19 de Maio poderá ser “diferente”, face à oferta usual e parca, aderir ao programa  O restauro da Capela de São João Baptista – redescobrir o seu esplendor que tem lugar na Igreja e Museu de São Roque apenas até 26 Maio (Sábado). (para conhecer o pormenor consultar http://www.museu-saoroque.com/pdf/restauro.pdf)


    A Capela de São João Baptista resulta de uma encomenda do monarca português D. João V, sendo construida em Roma, entre 1742 e 1747, obedecendo a um rigoroso programa arquitectónico e estético que incluía, além da capela, projectada por Luigi Vanvitelli e Nicola Salvi, peças de culto e ornamentais que se encontram expostas no Museu de São Roque. Este monumento destaca-se pela riqueza dos seus materiais de revestimento e pela qualidade das composições em mosaico, sendo transportada para Portugal em três naus e assente na Igreja de São Roque, para ser inaugurada em 1752, já no reinado de D. José I.


   Os trabalhos de conservação e restauro decorreram entre Novembro de 2010 e Março de 2012 e há actualmente visitas guiadas temáticas como a deste Sábado 19 de Maio, às 10h. A origem italiana da obra levou mesmo à adaptação de menus gastronómicos para atracção dos visitantes, como o que é oferecido neste mesmo Sábado na Cafeteria às 12h30/14h30.

 


                    

Leave a Reply