Pentacórdio, domingo 20 de Maio de 2012. Por Rui de Oliveira.

 

    No Domingo 20 de Maio a semana pode agradavelmente encerrar-se com um de dois acontecimentos musicais.

 

 

 

     Às 17h, no Grande Auditório do Centro Cultural de Belém, a Orquestra Metropolitana de Lisboa sob a direcção musical de Garry Walker terá a colaboração do pianista Jorge Moyano para um programa que compreende de Joly Braga Santos  Concerto para orquestra de cordas, de Robert Schumann  Concerto para piano, op. 54 e de Johannes Brahms  Sinfonia n.º 4, op. 48.


     Diz o respectivo folheto com ironia : “… antes de ouvir a Quarta Sinfonia de Brahms é bom que se respire fundo… propõe-se, por isso, ouvir primeiro o concerto para cordas que o jovem Joly Braga Santos escreveu em 1951, pleno de energia e inventividade melódica… depois, o único concerto para piano de Schumann, com Jorge Moyano, e um estilo pianístico eminentemente romântico… finalmente será então ocasião para o maestro escocês Garry Walker dirigir a última sinfonia de Brahms, uma obra complexa que fala directamente ao coração e onde se juntam razão e emoção”.

 

    Mais tarde, às 19h, é a vez da Fundação Calouste Gulbenkian trazer ao seu Grande Auditório a Orquestra Sinfónica Juvenil de Caracas sob a direcção de Dietrich Paredes para tocar de Camille Saint-Saëns  Sinfonia nº 3, em Dó menor, op. 78 e de Dmitri Chostakovitch  Sinfonia nº 10, em Mi menor, op. 93.

 

   Gustavo Dudamel considera os respectivos músicos “de um nível impressionante” pois já os dirigiu, como evidencia este vídeo duma sua interpretação do Concerto en la llanura de Juan Vicente Torrealba na homenagem a este músico:

 


Leave a Reply