Pentacórdio, sexta-feira, dia 25 de Maio … Por Rui Oliveira

 

   Na Sexta-feira 25 de Maio salientaríamos novo espectáculo do “Alkantara Festival 2012” Mundos em Palco a ocorrer no Grande Auditório daCulturgest, às 21h30, com “Big Bang”, a última criação de Philippe Quesne no Vivarium Studio (onde, como diz, “se reúne desde 2003 com sete actores e um cão”) e onde “as criações são episódios improváveis de um folhetim, cada nova performance contendo referências à anterior, onde um espanto pueril perante o mundo da magia do teatro encontra a suave melancolia acerca das limitações da humanidade”.


   Em Big Bang reencontramos o teatro laboratorial que se empenha em modificar as convenções do género e cria um universo de contornos incertos, oscilando entre real e artificial, sonho e matéria. O espectáculo toma a forma de uma sucessão de quadros, nos quais um pequeno grupo de indivíduos desenvolve a sua teoria da evolução, marcando as rupturas, as invenções e os desaparecimentos, assim como as mais estranhas mutações. Big Bang oferece a experiência da realização cénica em pleno processo de execução, montando e desmontando as engrenagens da ilusão nascida da imagem teatral bonitinha.


   Interpretam-no Isabelle Angotti, Rodolphe Auté, Yvan Clédat, Jung-Ae Kim, Sylvain Rausa, Émilien Tessier, César Vayssié e Gaëtan Vourc’h e tem repetição no dia seguinte (Sábado).


   Possa este curto vídeo dar uma ideia dessa “epopeia plástica, poética e fantasista, do plâncton ao pós-moderno”: 

 

 

 

 

Leave a Reply