Na Sexta-feira 1 de Junho, são de novo as iniciativas do Alkantara Festival 2012 os polos do interesse possível deste dia, até pela sua diversidade.
Quem fôr à Sala de Ensaio do Centro Cultural de Belém, às 19h, verá o nono projecto da dupla coreógrafa Sofia Dias e Vítor Roriz que chamaram“Fora de qualquer presente” (Out of any present) e cujas criações “podem ser lidas como uma pesquisa contínua, que combina liberdade formal com uma metodologia rígida, modelando o espaço poético onde o movimento rigoroso pode encontrar-se com as emoções e o som”.
A direcção e interpretação são de Sofia Dias e Vítor Roriz, o som de Sofia Dias, com colaboração artística de Catarina Dias (imagens em cena) e Filipe Pereira como convidado.
O tema justificam-no: “ É preciso partir. Ir para fora e encontrar na exterioridade – matéria. Para um fora que não é geográfico nem se concilia com a clássica narrativa da viagem ou com o êxodo face à aparente falência do presente. O movimento dá-se noutro sentido. Trata-se de provocar um distanciamento que nos devolva um olhar. E que permita ao mesmo tempo recolher partes assimétricas, fragmentos supostamente inconciliáveis, e forçá -los ao encaixe uns nos outros, de forma a produzir morfologias insólitas, convocar improbabilidades, tendo em conta uma urgente necessidade de multiplicidade”.