Jorge Sampaio, alto representante da ONU para a aliança das civilizações e antigo Presidente da República, apresenta na próxima segunda-feira, 11 de Junho, o livro A Foto – E o Reencontro Meio Século Depois, de Jaime Mendes, Joaquim Letria, José Gomes de Pina, Mário Lino, Noémia de Ariztía, Paula Mourão, Raimundo Narciso e Teresa Tito de Morais. A sessão de lançamento decorre pelas 18:30 horas, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade de Lisboa, e contará com uma intervenção musical de Carlos Mendes.
A obra tem origem numa fotografia tirada em 1963, no campo de futebol da Associação de Estudantes do Instituto Superior Técnico (AEIST), sendo escrita por oito dos estudantes retratados. Na época, eram activistas do movimento associativo universitário e liceal, que se destacaram pela luta determinada, no plano cultural e político, contra a ditadura que então assolava Portugal.
Ao longo do livro, os autores revisitam meio século das suas vidas, encontros e desencontros, amizades e alheamentos, trajectos que não se cruzaram, amores, casamentos, compromissos, roturas, dúvidas, vidas não coincidentes, mas que culminam num reencontro que é também um hino à amizade.
Jaime Mendes • Foi dirigente estudantil. Militante do PCP (1961 a 1989), exilado na Suíça (1965 a 1974). Médico-cirurgião pediatra.
Joaquim Letria • Foi jornalista em Portugal e no estrangeiro. Foi militante do PCP e do Movimento Sindical. Foi porta-voz do Presidente da República general Ramalho Eanes. É professor e consultor.
José Gomes de Pina • Engenheiro civil. Foi director da revista Técnica da AEIST. Membro do PS de 1974 a 1978. Cumpriu serviço militar em Angola. Percurso profissional: Universidade de Luanda, Teixeira Duarte, Soares da Costa, Transtejo e Metro.
Mário Lino • Engenheiro civil. Gestor. Foi dirigente estudantil, activista sindical e militante do PCP (1964 a 1991). É militante do PS (desde 1999), tendo integrado a sua Comissão Nacional (2006 a 2010). Foi ministro das Obras Públicas do XVII Governo Constitucional (2005 a 2009).
Noémia de Ariztía • Participou na criação da Pró-Associação de Estudantes do Liceu. Foi militante do PCP. Viveu 11 anos no exílio – de Portugal e do Chile.
Paula Mourão • Licenciada em Geologia. Foi militante do PCP e activista do Movimento Estudantil e do Movimento Sindical. Foi cooperante na República Popular de Moçambique.
Raimundo Narciso • Gestor. Lutou contra a ditadura, na clandestinidade, de 1964 a 1974. Foi membro do Comité Central do PCP, de 1972 a 1988. Foi deputado à AR pelo PS, de 1995 a 1999.
Teresa Tito de Morais • Foi presidente da Pró-Associação dos Liceus (1961/62). Foi presa pela PIDE num avião da Swissair e esteve exilada na Suíça (1965 a 1974). É presidente da direcção do Conselho Português para os Refugiados.