Pentacórdio, sexta-feira, dia 8 de Junho … Por Rui Oliveira

 

 

 

    Na Sexta-feira 8 de Junho o Jardim de Inverno do Teatro São Luiz recebe, às 23h30, a estreia mundial  da peça “Mademoiselle Else” (“Fräulein Else”) de Arthur Schnitzler encenada pela companhia belga tg STAN com Frank Vercruyssen que partilha o palco com Alma Palacios, estudante na P.A.R.T.S.


   Tema: Else, 19 anos, filha da burguesia vienense, está de férias com a tia num spa nos Alpes. Passa os seus dias despreocupados com alguma apatia impaciente, até receber um telegrama da mãe: o seu pai está com problemas financeiros. A mãe instiga Else a aproximar-se de Mr. Von Dorsday, um negociador de arte abastado, e a pedir-lhe, de uma forma amigável mas insistente, para acudir ao seu pai. Von Dorsday aceita, se lhe for permitido ver Else nua…


   Escrita como um monologue intérieur“Mademoiselle Else” está intimamente ligada ao pensamento psicanalítico de Freud e nela Schnitzler “apresenta, de uma maneira delicada e elegante, uma Else frívola e sensual, determinada, mimada, caprichosa e egocêntrica, mas que é também uma rapariga intelectual e emocionalmente solitária, que deve descobrir a sua sexualidade por conta própria e que tem de definir o seu lugar num mundo de modos sociais asfixiantes e de mesquinhez moral”.


    Só para comparação, veja-se a dramatização que da mesma peça fez Cilla Back com o Det Norske Teatretde Oslo (Noruega) em Janeiro de 2011 com a actriz Ingrid Bolsø Berdal: 

 

 

 

 

Leave a Reply