Na Segunda-feira 11 de Junho, começa no Teatro São Luiz o Festival para um instrumento: a Flauta de 11 a 16 de junho em co-produção com a Orquestra Metropolitana de Lisboa.
O flautista inglês William Bennett é a personalidade convidada da edição deste ano, depois do piano (Homenagem a Chopin, pelo bicentenário deste compositor, em 2010), e do violino (A Herança de Paganini, em 2011) e a flauta é o mote para uma semana de música. Sendo um dos pedagogos da flauta mais requisitados na actualidade em todo o mundo, Bennett orientará uma masterclass na Metropolitana, que se estenderá ao longo de quatro dias de 11 a 14 de Junho.
Durante esse mesmo período este festival tentará descobrir novos talentos, com o Concurso Jovens Flautistas 2012, havendo de Segunda a Quinta, às 18h30 com entrada livre, recitais dos finalistas (2ª fase) no Jardim de Inverno do Teatro São Luiz.
Também na Segunda 11 de Junho, na Sala dos Espelhos do Palácio Foz, há dois Recitais de Violino e Piano.
Um, às 17h, com Manuel Ferrer violino e José Alves piano que tocarão peças de J. S. Bach, L. van Beethoven, P.I. Tchaikovsky e H. Wieniawsky.
Outro, às 18h30m, com Lilia Gonkova violino e Joana Gama piano , interpretando E. Chausson, M. Ravel, G. Gershwin e A. Pärt.