TNSC – VOZES DA DINAMARCA

NO FOYER, 20 de Junho, às 18 horas

«VOZES DA DINAMARCA»: promovido pela Embaixada da Dinamarca e em colaboração com o São Carlos, o Foyer recebe dois cantores e um pianista dinamarqueses de passagem por Lisboa. Entre outras obras, interpretam árias das óperas «Le nozze di Figaro», de Mozart, «La traviata», de Verdi, para além de uma obra do compositor português Filipe Pinto-Ribeiro.

Henry Purcell 
Sound the Trumpet (dueto)

Ernest Charles
When I Have Sung My Songs

Wolfgang Amadeus Mozart
Le nozze di Figaro
«Vedrò mentre io sospiro» (ária do Conde)
«Crudel, perche finora» (dueto: Susanna e Conde)

Johannes Brahms
Von ewiger Liebe, op. 43

Giuseppe Verdi
La traviata
«Di Provenza il mar» (Ária de Germont)

Franz Lehár
Giuditta
«Schön wie die blauen Sommernacht» (dueto)

Maurice Ravel
Don Quichote
«Chanson Romanesque»
«Chanson épique»
«Chanson à boire»

Claude-Michel Schönberg
Les Misérables
«I Dreamed a Dream» (canção de Fantine)
«Star» (ária de Javert)

Johann Strauss
Eine Nacht in Venedig
«Schwipslied»

Frank Loesser
«Baby, It’s Cold Outside» (dueto)

Filipe Pinto-Ribeiro
As meninas dos meus olhos

Ulla Kudsk Jensen 
meio-soprano

Jesper Buhl 
barítono

Jakob Beck 
piano

Ulla Kudsk Jensen meio-soprano

Frequentou a Academia de Ópera de Gotemburgo, na Suécia, prosseguindo os seus estudos nos EUA (Nova Iorque) e na Alemanha. Trabalha na Ópera Real de Copenhaga, onde interpretou já os papéis de Mrs. Quickly (Falstaff), Ulrica (Un ballo in maschera), Terceira Dama (Die Zauberflöte), Annina (La traviata), Tia (Peter Grimes), Mãe de Orfreds (Handsmaids Tale), Frau von Plessen (A visita do médico real), Estalajadeiro (Boris Godunov) e, esta temporada, o exigente papel de Kundry (Parsifal).
No DVD premiado de «O Anel de Copenhaga», cantou as partes de Schwertleite (Die Walküre) e Flosshilde (Götterdämmerung).

Outros papéis incluem o papel titular de Carmen, Grimgerde (Die Walküre), Mamma Lucia (Cavalleria rusticana), Bianca (The Rape of Lucretia), Siébel (Faust) e Brenda na nova ópera de Paul Ruders, Dancer in the Dark.

Com as grandes orquestras sinfónicas interpretou oratórios de Bach (Oratório de Natal, Paixão de S. João, e Magnificat), Requiem, de Verdi; Requiem, de Mozart; e Israel in Egypt, Judas Maccabeus e Messiah, de Handel.

Jesper Buhl barítono

Estudou na Academia de Música Carl Nielsen em Odense, na Dinamarca, e continuou os seus estudos em Nova Iorque. Dos papéis que cantou dentro e fora do seu país, destacam-se Papageno e Falstaff. Tem-se apresentado em concertos na Europa e América, e assumiu o cargo de Diretor Artístico da Ópera de Funen em 2007. Colabora na Ópera de Funen, na Nova Ópera, Ópera Real e na Ópera de Verão de Aarhus, num repertório abrangente que vai de Papageno (Die Zauberflöte) ao vilão Scarpia da Tosca, Don Alfonso (Così fan tutte), Falstaff, Javert (Les Misérables), Alberich (Der Ring des Nibelungen), e recentemente, em duas das peças mais exigentes da sua carreira: Wölfli e III George, respetivamente, em The Divine Tivoli e Oito canções para um rei louco. Esta última, já a interpretou na Dinamarca, Alemanha, Polónia e Itália, e foi dirigida pelo compositor Peter Maxwell Davies.

Recebeu, em 2009, o Prémio para a Cultura Fyens Stiftstidende, que distingue a figura cultural do ano. Ganhou o prémio pela sua interpretação determinada e pelo excelente trabalho de divulgação da ópera clássica e contemporânea junto da população.

Jakob Beck piano

Seguiu o percurso académico nas academias musicais de Odense, Hannover (Karl-Heinz Kammerling), Nova Iorque (Alan Feinberg) e Aarhus (John Damgaard), onde debutou como solista em 2002. Tem atuado como solista em música de câmara e também como acompanhante. Recentemente, tem vindo a dedicar-se ao trabalho com cantores de ópera e de lieder. Apesar de freelancer, mantém colaborações ocasionais na Academia de Ópera e Real Conservatório de Música da Dinamarca. É conferencista habitual sobre temas como música e história cultural. Tem também experiência como encenador, sendo que encenou Il barbiere di Siviglia na Ópera de Provisen.

Leave a Reply