EM COMBATE – 138 – por José Brandão

 

ACTIVIDADES NO MÊS DE MARÇO DE 1973

 

Durante este mês a actividade operacional desenvolvida foi composta por uma acção, quatro colunas-auto, sete seguranças afastadas, sete picagens e quatro contra-penetrações no “Corredor” de Sitató.

 

O facto mais saliente do mês foi o de a Companhia ter recebido ordem para fazer os preparativos para abandonar o Sub-Sector de Canjambari com vista a ir tomar conta de uma nova Z.A. Este facto abalou bastante o moral de todo o pessoal não só pelo desconhecimento que tinham acerca da nova Z.A, como pelo facto de já terem adaptado totalmente às condições que tinham neste Aquartelamento.

 

De salientar também que foi neste mês a primeira vez que o pessoal empenhado na Acção “Cobertura”, teve oportunidade de ter encontro com elementos do IN armados, dentro da Z.A.

 

ACTIVIDADES NO MÊS DE ABRIL DE 1973

 

Este mês foi marcado especialmente pela ocupação de um novo Destacamento na região de Tombali, por parte da Companhia. De notar que tudo isto constituiu uma experiencia nova para todo o pessoal, à qual ele reagiu da melhor maneira, conforme se veio a verificar no trabalho de organização e instalação desenvolvido e nas reacções aos ataques e flagelações do IN.

 

Passados que foram dois dias após desembarque da Companhia nesta nova localidade, chamada Chugé, o IN resolveu atacar com frequência e intensidade, talvez na intenção de tentar desalojar de novo as NT. Todavia, como atrás se disse todo o pessoal, fazendo gala de uma agressividade digna de registo, reagiu positivamente levando o IN a diminuir a sua actividade na última quinzena do mês.

 

De notar que, como é lógico, toda a Companhia ficou instalada em tendas de campanha e a dormir em colchões pneumáticos. No que diz respeito à alimentação, existiram grandes dificuldades na sua confecção em virtude da escassez e má qualidade da água. Este facto veio também prejudicar imenso a higiene do pessoal pois a água tinha que ser racionada só para beber e para alimentação. O pão por sua vez era confeccionado em Cufar sendo-nos distribuído de dois em dois dias ou por via aérea ou por via marítima.

 

A actividade operacional foi, logicamente reduzida neste mês, cingindo-se a pequenas patrulhas e seguranças afastadas. Neste aspecto foi dada prioridade absoluta aos trabalhos de organização do terreno e de instalação do pessoal, tentando assim melhorar com máxima rapidez o nosso poder defensivo e as condições de vida existentes.

 

De salientar que a Companhia nesta fase inicial de instalação contou com a ajuda preciosa da Marinha, que, por intermédio dos seus meios navais nunca nos faltou com água e com pão sempre que tínhamos necessidade.

 

ACTIVIDADES NO MÊS DE MAIO DE 1973

 

A nossa actividade durante o mês incidiu especialmente nos trabalhos de melhoria de condições de vida e aumento do sistema defensivo. Para isso foram defendidas as posições a ocupar por todo o pessoal e deu-se início aos trabalhos de capinagem, melhoria das valas e espaldões já existentes, construção de novas valas e espaldões e construção também de uma Enfermaria-abrigo, um Posto de Transmissões-abrigo assim como outros abrigos espalhados pelo Aquartelamento. Deu-se também início à colocação de uma rede de arame farpado.

 

Em relação às condições de vida, as mesmas continuaram a ser precárias durante o mês. O pessoal continuou a dormir em colchões pneumáticos (alguns deles agora já furados por estilhaços) e tendo como tecto barracas de lona. Todas estas condições foram agravadas pelo facto de neste mês já terem caído algumas chuvas.

 

A alimentação continuou também a ser deficiente por falta de frescos. Em relação ao pão o mesmo começou a ser confeccionado no Aquartelamento. A água, depois de limpo e afundado um poço existente na tabanca da população, começou a ser distribuída por nós a todas as zonas do Aquartelamento. No entanto a qualidade da água debitada por este poço mostrou-se insuficiente para as necessidades, razão pela qual se deu início à construção de outro.

 

O IN continuou a mostra-se activo na nossa zona tendo flagelado por três vezes o Aquartelamento.

 

Leave a Reply