AMANHÃ COMEMORAMOS O CENTENÁRIO DE JORGE AMADO

Em !0 de Agosto de 1912 , na fazenda Auricídia, em Ferradas, distrito de Itabuna, Bahia, nascia um  filho a Eulália Leal e a João Amado de Faria. Deram-lhe o nome de Jorge. Viria a ser conhecido como Jorge Amado. Amanhã comemora-se o centenário do seu nascimento. Em A viagem dos Argonautas a edição será totalmente dedicada ao grande escritor Jorge Amado, orgulho da literatura brasileira e da literatura que se escreve em língua portuguesa.

Como se sabe, quando um navio   entra num porto, a roda do leme é entregue a um piloto que conheça bem as águas, evitando baixios e rochedos. É o que vamos fazer. À meia noite a Argos vai ser conduzida, não pelos pilotos habituais, mas por um outro argonauta: Sílvio Castro.

Sílvio Castro, excelente poeta e ficcionista, é também um historiador das literaturas de língua portuguesa e professor catedrático na Universidade de Pádua. E se precisasse de mais  qualificações, aqui temos uma de grande peso – amigo pessoal de Jorge Amado. Na foto, vemos o nosso Sílvio Castro com Jorge Amado e Zelia Gattai.

Para começar, vamos ver o filme Dona Flor e Seus dois Maridos, baseado no romance homónimo de Jorge Amado.

E depois, a partir das sete horas, teremos numerosos artigos sobre o grande escritor baiano, organizados sob  a superior direcção do Professor Sílvio Castro.

Leave a Reply