14 RAZÕES QUE NOS LEVAM A GARANTIR QUE A ESPANHA ESTÁ A CAMINHAR PARA O DESASTRE – VI. Por Júlio Marques Mota

14 razões que nos levam a garantir que a Espanha está a caminhar para o desastre – um trabalho de leitura imediata  feito a partir de diversos artigos de analistas financeiros, em particular de analistas a trabalhar no banco Société Générale e de colaboradores do blog Insider Business.

Júlio Marques Mota

(CONTINUAÇÃO)

10/14  A taxa de desemprego em Espanha atinge já 24,7% da população activa e 53% para os jovens  com menos  de 25  anos de idade  estão no desemprego.

Graficamente:

E as manifestações de oposição ás políticas seguidas sucedem-se.

11/14 E as regiões autónomas espanholas  estão em muito má situação .

AP Images

De acordo com as notícias de  RTE News, o governo espanhol disse  que vai aprovar a emissão de “hispanobonos”, títulos emitidos conjuntamente por 17 comunidades autónomas de Espanha, a fim de reduzir os custos de financiamento para os governos regionais em grande dificuldade.

 

Na semana passada, a Moody ‘ s a notação  de emissor de títulos a longo prazo  das quatro regiões espanholas — Extremadura, Múrcia, Andaluzia e Catalunha — por causa de “mau desempenho fiscal em 2011 e  da baixa probabilidade de que os governos regionais serão  capazes de cumprir o défice de 2012 definido pelo governo central.

12/14  Os custos dos  empréstimos obtidos estão claramente a disparar, atingindo níveis nunca vistos  antes do Banco Central Europeu ter oferecido a primeira de duas operações LTRO com prazos de dois ou  três anos em Dezembro.

(continua)

Leave a Reply