III edição das “Lusofonias” em Olivença

Península - Penintsula

 

 

A associação Além Guadina prossegue a sua atividade de promoção e defesa da cultura oliventina e lusófona.

No próximo sábado, 20 de outubro, no Espacio para la Creación Joven, celebrar-se-ão as “Lusofonias2012”, espaço cultural dedicado ao âmbito da língua e cultura portuguesas. O ato é organizado pela associação cultural oliventina “Além Guadiana”, em colaboração com a associação “Do Imaginário”, de Évora, e tem o apoio do Gabinete de Iniciativas Transfronteiriças – Euroace, da Câmara Municipal de Olivença e do Espacio para la Creación Joven. A assistência às atividades do programa é gratuita.

“Pele e Fole”

Às 12:30 horas, a inauguração, precedida por uma marcha popular da agrupação musical “Pele e Fole”, com sons de gaitas e tambores. A seguir, começará a Leitura Pública Contínua, um das partes mais simbólicas do ato, na qual todas as pessoas que o desejarem poderão participar lendo livremente fragmentos de obras literárias em língua portuguesa. Às 17:00 horas, “Sons da tradição”, representação que percorre as músicas e instrumentos de Portugal, e finalmente a obra teatral “O retábulo de Mestre Pedro e Dom Quixote”, inspirada na obra universal de Cervantes, e expressada na língua de Camões.

 

Leitura contínua em português

Com esta nova edição das “Lusofonias”, a associação Além Guadiana continua a aprofundar na aproximação cultural entre Olivença e Portugal, e os outros países lusófonos, bem como na valorização da herança linguística, histórica e etnográfica portuguesa desta singular localidade, única na península ibérica pela sua biculturalidade.

Leave a Reply