MEUS QUERIDOS AMIGOS SOCIALISTAS.

Nota: A propósito da carta de denissão do cargo de Director da Biblioteca Nacional, tive ocasião de elogiar a frontalidade e a coragem do Professor Pedro Dias, com o qual trabalhei em diversos projectos editoriais, mantendo uma relação muito cordial, apesar das grandes diferenças ideológicas existentes entre ambos. Volto a saudar o meu amigo Pedro Dias por esta desassombrada carta. Um grande abraço-. CL

Aos meus queridos amigos socialistas:

Depois de ouvir o vosso líder parlamentar,numa extraordinária quão breve dissertação sobre os RenaultClio, venho pedir-vos que não gozem comigo, por ter comprado um, às prestações de 290 € por mês e usado. 

Não ando de Mercedes, BMW ou Audi, porque, como professor Catedrático do 4º escalão da Universidade de Coimbra, (e Membro das Academias Nacionais da História, das Belas Artes, da Marinha, da Real Academia de Bellas Artes de San Fernando de Espanha e de mais meia dúzia delas, decano da área de Património das Universidades Portuguesas, Comendador da Ordem do Infante D. Henrique, Medalha de Mérito-Classe Ouro de Belas Artes, Medalha de Ouro da Cidade de Coimbra, e com cerca de 200 livros e artigos publicados, 12 com prémios, como o Prémio Gulbenkian ), não tenho dinheiro para mais.

Percebi, ontem, que é vergonhoso andar de Clio, em Portugal, que isso nos apouca.

Só que isso nos diminui aos olhos de quem, na vida, nunca fez nada e nunca trabalhou no duro, e passou a juventude na intriga e a comer, beber e viajar à conta dos partidos políticos, a esperar pacientemente nas Jotas, para chegar a adulto e, de preferência, como o Zorrinho, para entrar para uma loja maçónica e na Assembleia ou num gabinete ministerial.

Eu cá, loja, só a mercearia do meu Avô, na Rua do Corvo.

Afinal já percebo porque é que as minhas netas, às vezes, não querem vir ao meu colo: não é por birra, é que têm vergonha por eu ter um Renault Clio.


José Ricardo Castel-Branco


Leave a Reply