RETRATOS, IMAGENS, SÍNTESE DOS EFEITOS DA CRISE DA ZONA EURO SOBRE CADA PAÍS

Selecção e tradução por Júlio Marques Mota

Europa - II

Notícias sobre a Grécia pelos seus Deuses agora  temporariamente abandonada

  1. Os Papadréou à cabeça da lista Lagarde ?

 “A lista Lagarde provoca novas ondas “, afirma Les Echos  que retorna informações da imprensa grega segundo a qual a mãe do antigo primeiro-ministro socialista Georges Papandréou, é titular  da  mais importante das contas suíças da  já famosa lista  “Lagarde” .

Tratar-se-ia, segundo Les Echos da conta mais importante no seio dessa lista, obtidos pelas autoridades francesas a partir de um ex-funcionário do banco HSBC, [que] contém mais de  2.000 nomes de gregos titulares das contas na Suíça [e que] e foi fornecido pela França à Grécia em 2010, embora sem que  isso  tenha dado origem a quaisquer investigações sobre fraudes. .

De acordo com o semanário To Vima, um alto-responsável  da unidade antifraude do  Ministério das Finanças grego, declarou ao juiz que investiga  sobre a “lista”  que  Margaret Papandréou, de  89 anos de idade, possuí junto do Banco HSBC em Genebra 550 milhões de euros. O jornal acrescenta que a conta está em nome de um funcionário a trabalhar para um director de um  fundo grego, estabelecida em Tel Aviv. Enquanto isso, a família de Papandreou rejeita as acusações e anunciou que iria seguir as vias judiciais na sua defesa .

Les Papandréou en tête de la “liste Lagarde” ? disponível em :

dans http://www.presseurop.eu/fr/content/news-brief/3107411-les-papandreou-en-tete-de-la-liste-lagarde?xtor=RSS-9. 4 Dezembro de  2012

2. A oligarquia grega confunde servir e servir-se

Observatoire de l’Europe   

Kostas Vaxevanis, editor-chefe do semanário grego Hot Doc, foi preso no  final de Outubro, após a publicação de uma lista, revelando os nomes de mais de 2.000 pessoas gregas aí apontadas como tendo praticado fraude fiscal . No Die Zeit, ele explicou que os polícia, antes de o prender,  o felicitaram e o abraçaram efusivamente. A lista tinha, na verdade, “os nomes de políticos, jornalistas, empresários, amigos, Ministros, banqueiros e proprietários dos media gregos, que até agora beneficiaram com a imunidade dos  seus benfeitores políticos. Esta é a razão  pela qual  todos os policias que me prenderam estavam solidários com a minha acção. Eles deparam-se diariamente com  as  contradições e a hipocrisia daqueles que detêm o poder. Os sucessivos governos da Grécia  aparecem impopulares e antipáticos não só por causa das  medidas de austeridade desagradáveis  que  eles impõem, mas também porque eles estão a utilizar a crise para servirem  os seus interesses pessoais. … A Grécia é dirigida por  uma elite hermética de empresários que estão a agir  ilegalmente, com as políticas em que enchem bem os seus  bolsos e em que os  jornalistas  ocultam a verdade, ao invés de a revelarem. Os media internacionais   falaram  da minha prisão e do meu julgamento; mas não os meios de comunicação da Grécia»

Disponível em :

Em http://www.observatoiredeleurope.com/notes/L-oligarchie-grecque-confond-servir-et-se-servir_b4993305.html;

Fim de Novembro de 2012

Leave a Reply