Caros Amigos da Casa da Achada e Fundadores Amigos
Na sequência do encontro de sábado, em que foi apresentada a situação da Casa da Achada (que reduzirá a sua actividade a partir de Janeiro, atendendo à falta de apoios), em que foram apresentadas (e re-apresentadas) boas propostas para o que seria bom fazer (reedição e divulgação da obra de Mário Dionísio, itinerância da exposição «Mário Dionísio – Vida e Obra», contactos com escolas, chamada de atenção do Presidente da CML para o que a Casa da Achada é e deve continuar a ser, etc.), e em que vários Amigos e/ou Fundadores mostraram disponibilidade para fazer coisas neste sentido, foram apresentadas as áreas onde todas as ajudas são bem-vindas ou mesmo imprescindíveis:
- Divulgação da existência da Casa da Achada e das suas actividades (colocação de cartazes e prospectos em locais por onde passam pessoas que talvez se interessem, internet, comunicação social…)
- Biblioteca Pública (divulgação da sua existência e do sistema de empréstimos, nomeadamente no bairro, continuação da catalogação dos livros que vão chegando…)
- Arquivo da Casa da Achada-Centro Mário Dionísio (arrumação de documentos, cartazes, etc.)
- Secção de audiovisuais (começando pelo tratamento das gravações de sessões realizadas na CA-CMD que há cerca de dois anos não têm passado do formato de mini-cassete, o que impossibilita a sua visualização e utilização para trabalhos ou edições)
- Vendas de obra de arte (que, oferecidas à CA-CMD, garantiriam uma parte do financiamento da CA-CMD)
- Amigos da CA-CMD (pagamento de quotas em atraso, contactos para continuarem os descontos em entradas em locais culturais e tornar possível esse benefício, etc.)
Viu-se que a criação de grupos na própria reunião do ano passado (contactos com a Comunicação Social, animação da Biblioteca Pública) não resultou.
Seria então mais eficaz haver uma pessoa que se responsabilizasse por cada «trabalho» e procurasse com quem trabalhasse ou que o fizesse com quem a isso se dispusesse na sequência da reunião.
Viu-se também que era melhor que os que estão disponíveis para estes trabalhos indicassem dias e horas fixos em que pudessem vir à Casa da Achada, sozinhos ou com outros.
E que, para isso acontecer, seria bom mandar esta informação de forma a que cada um (presente no sábado ou ausente) dissesse o que não chegou a dizer no encontro e ninguém desperdiçasse tempo e energia quando o trabalho começar.
Durante o encontro, e sobretudo depois, houve várias pessoas que se disponibilizaram, nomeadamente para a Biblioteca Pública, o Arquivo e os Audiovisuais.
Pareceu que era difícil começar um trabalho contínuo nestas áreas antes de Janeiro e que, pelo menos para a Biblioteca Pública (em que o Joaquim Beja tem sempre trabalhado), poderia haver uma reunião, orientada pela Natércia Coimbra e pelo Joaquim, no início de Janeiro, antes do reinício dos trabalhos contínuos, o que só poderia acontecer depois de ter sido criado mais espaço na BP e organizado um «depósito» (reservados, livros menos procurados), o que também precisa de ajudas.
Como foi dito no encontro de sábado, venho perguntar quem poderia trabalhar e em que áreas e que tempo poderiam despender, para ser possível organizar este importante trabalho, a fazer por gente voluntária, sem a qual a CA-CMD nunca teria existido.
Digam. Por mail ou pessoalmente.
Preenchendo (se for mais fácil) ou não (se for mais difícil), a tabela que aqui fica e que talvez ajude:
| Responsável | Colaborador | Tempos (dias/horas) | Tipo de trabalho | |
| DIVULGAÇÃO | ||||
| BIBLIOTECA PÚBLICA | ||||
| ARQUIVO CA-CMD | ||||
| AUDIOVISUAIS | ||||
| VENDAS DE OBRAS DE ARTE | ||||
| AMIGOS CA-CMD |
Grande abraço
Eduarda Dionísio
—
Associação Casa da Achada – Centro Mário Dionísio
Rua da Achada, nº 11 r/c – 1100-004 Lisboa (mapa)
telf: 21 8877090 | e-mail: casadaachada@centromariodionisio.org
página: http://www.centromariodionisio.org/

