A BARRACA – ENCONTRO IMAGINÁRIO Nº 42, MARK TWAIN, HIPATIA, CHURCHILL.

Encontro Imaginário nº 42

No dia 21 de Janeiro, às 21,30, o Encontro Imaginário debruça-se sobre fenómenos racistas e fundamentalistas religiosos. Para essa abordagem recorremos ao humor de

Mark Twain, ao martírio de Hipatia, a extraordinária cientista de Alexandria, e a Churchill, o 1º Ministro Inglês que colaborou no combate contra Hitler.

Mark Twain (Florida, Missouri, 30 de novembro 1835Redding, Connecticut, 21 de abril de 1910), foi um escritor e humorista norte-americano, implacável crítico da escravatura e do racismo que, infelizmente, continua a imperar no Sul dos Estados Unidos.  Foi laureado como o “maior humorista americano da sua época”, sendo definido por William Faulkner como o “pai da literatura americanaDizia que tinha tido 10 oportunidades para ganhar o prémio, mas nunca conseguiu: a estupidez do Comité Nobel.

HIPATIA de Alexandria  ( Alexandria 355  –   Alexandria       415)   foi uma matemática e filósofa neoplatónica  da escola  anexa ao célebre museu de Alexandria que seria destruído pelos fanáticos cristãos. E ela não foi poupada a esse fundamentalismo, tendo sido torturada e esquartejada por conchas de ostras.

Churchill, primeiro-ministro do Reino Unido durante a Segunda Guerra Mundial, participou das conferências de unidade anti-nazi com Staline e Roosevelt, facto fundamental para se ter conseguido derrotar o Eixo nazi-fascista constituído pela Alemanha, Itália e Japão. O sonho de Hitler do Reich para 1.000 anos tinha sido destruído pelos ventos progressistas da História.

Reservas – este mail: costhelder@gmail.com,  ou 213965360 – Preço bem modesto: 5€

Leave a Reply