LER É IMPORTANTE? PODEMOS AJUDAR A CRIAR ESTE HÁBITO? PROJECTO VOLUNTÁRIOS DA LEITURA por clara castilho

9349741_b7nUl

Sim, ler é importante e traz-nos, entre outras, as seguintes vantagens:

– aumentar a cultura geral

– facilitar a escrita

– soltar a imaginação

– estimular a criatividade

– aumentar o vocabulário

– simplificar a compreensão das coisas

– melhorar a comunicação com os outros

– A investigação e muitas experiências realizadas em diferentes países têm vindo a comprovar que tanto a aprendizagem formal da leitura, como o aprofundamento das competências que a leitura envolve são largamente beneficiadas pelo apoio de voluntários que, lendo em voz alta ou acompanhando o esforço pessoal das crianças, dos jovens e até dos adultos promovam o gosto pelos livros e o prazer de ler.

O projecto Voluntários de Leitura, criado em 2012 pelo CITI – Universidade Nova de Lisboa, destina-se a potenciar o desenvolvimento de uma rede nacional de voluntariado na área da promoção da leitura, através da criação de uma plataforma digital que estimule a adesão de voluntários e funcione como instrumento congregador de iniciativas de escolas, bibliotecas e outras organizações.

Propõe-se lançar novas iniciativas e a aprofundar os efeitos das que já existem, congregando em rede cidadãos e instituições e potenciando parcerias internacionais.

O voluntariado de leitura deverá constituir um importante apoio à ação das escolas, bibliotecas e famílias, sobretudo aquelas que dispõem de menos condições para prestarem um acompanhamento individualizado na área da leitura.

385353_398672863549318_1601067294_n

 

 O projecto Voluntários de Leitura estrutura-se em torno dos seguintes objetivos centrais:

• Sensibilizar as instituições promotoras de leitura para as vantagens de se abrirem para o acolhimento de voluntários.

• Apoiar iniciativas de escolas, bibliotecas e outras organizações na captação, no enquadramento de voluntários de leitura e na  divulgação das atividades realizadas junto da sua comunidade.

• Sensibilizar a sociedade civil para o valor social do voluntariado de leitura e estimular a adesão de voluntários através de uma plataforma digital que facilite inscrições e funcione como instrumento congregador entre voluntários e profissionais.

• Disponibilizar informação e apoio técnico e científico sobre o valor e a prática do voluntariado de leitura.

• Assegurar recursos de formação a voluntários, bem como a responsáveis pela gestão de programas de voluntariado.

• Realizar investigação sobre o impacto das ações de voluntariado no desenvolvimento da literacia e na consolidação dos hábitos de leitura de crianças e jovens.

 Do site  http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=WmBkpRxyyOY

tirámos estas e outras informações.

O Projecto tem como coordenadores Isabel Alçada, Carlos Correia, Irene Tomé, com o suporte da Equipa do Centro de Investigação para Tecnologias Interactivas da… Tem como parceiros a Fundação Calouste Gulbenkian, Rede Aga Khan,  Rede de Bibliotecas Escolares, Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas, Ler + e o Observatório da Língua Portuguesa.

E de onde vêm estes voluntários de leitura? Pois  são pessoas que disponibilizam algum do seu tempo para promover o prazer de ler. Esse acto pode ser uma leitura em parceria com uma ou duas crianças, pode ser uma leitura em voz alta para um grupo ou uma turma de crianças ou jovens em escolas, bibliotecas ou outras instituições, ou a animação da leitura em círculos de adultos.

Considera o projecto que tornar-se voluntário de leitura é uma forma de envolvimento cívico que promove as potencialidades das novas gerações.

A acção de cidadãos atentos e empenhados, que se envolvem como voluntários em actividades de leitura junto de crianças e jovens, tem efeitos muito relevantes no sucesso escolar e no desenvolvimento intelectual das novas gerações.

 

Leave a Reply