MUSEU do NEO-REALISMO – Cinema no âmbito do Centenário de Nascimento de Jorge Amado

logo

Capitães da Areia - II

Capitães da Areia, de Cecília Amado, é o primeiro de três filmes a exibir no MNR, inspirados na obra do escritor baiano

Estreou a 07 de outubro de 2011, no Brasil e será também exibido no Auditório do MNR, no próximo sábado, dia 02 de fevereiro, pelas 16h00, numa sessão seguida de debate, com a presença da Prof Doutora Carla Ferreira.

Com a duração de 96 minutos, Capitães da Areia, o filme inspirado numa das obras de maior sucesso de Jorge Amado, é realizado pela sua neta, Cecília Amado, que assim prestou a sua homenagem ao avô, no centenário do seu nascimento. A produção do filme prolongou-se por quatro anos, ao longo dos quais a realizadora pôde captar a vida dos 12 personagens principais que ela mesma selecionou por entre cerca de 1200 jovens de Salvador, a cidade onde a história dos meninos de rua tem lugar. Jovens oriundos de organizações humanitárias, como o “Projeto Axé”, que deu a conhecer o protagonista do filme, Jean Luís Amorim.

A luta destes meninos pela sobrevivência na cidade grande, nos anos 30 do séc. XX, é o grande tema de uma história que fixou na memória de milhares de leitores de Jorge Amado os nomes e personalidades de Pedro Bala, Professor, Gato, Sem-Pernas, Boa Vida e Dora.

Prosseguindo a parceria estabelecida em 2012 com o Clepul (Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias, da Faculdade de Letras de Lisboa), no âmbito da Exposição “Jorge Amado e o Neorrealismo Português” (patente no MNR até 10 de março próximo), o MNR apresentará ainda dois outros filmes, a 09 e 10 de março próximo, baseados na obra de Jorge Amado e ambos realizados por Nelson Pereira dos Santos: Tenda dos Milagres (09 de março) e Jubiabá (10 de março).

A visita às exposições do MNR e a participação em qualquer evento da sua programação, é gratuita.

Capitães da Areia

Leave a Reply