“SÓ O TEATRO É REAL”, FILME DE TIAGO PEREIRA SOBRE JULIO POMAR por clara castilho

9349741_b7nUl

Aos 87 anos, o pintor Júlio Pomar viu finalmente as portas abertas do seu Atelier-Museu, na Rua do Vale, em Lisboa. Depois de 13 anos, chegou ao fim a concretização do projecto, entregue a Siza Vieira. O imóvel, um antigo armazém do século XVII, próximo da Igreja de Nossa Senhora de Jesus, na freguesia das Mercês, tinha sido adquirido pela Câmara Municipal de Lisboa em 2000, com o objetcivo de o recuperar para ali instalar o atelier. Sobre o trabalho de recuperação afirmou: “É uma grande lição dada pelo Siza, o menos fantasista dos arquitectos que eu conheço. Tudo o que ele faz é pensado, sentido, no mínimo detalhe, de forma a construir um ambiente à nossa volta”, destacou Júlio Pomar, mostrando-se muito satisfeito com o finalizar do projecto. 

 O atelier-museu “é assim chamado simbolicamente, porque servirá só para exposições e um programa cultural paralelo, pois o artista trabalha no atelier em casa, do outro lado da rua”.

A entidade vai acolher um acervo de 400 obras do artista, nascido em Lisboa, a 10 de janeiro de 1926, e considerado um dos mais importantes criadores nas artes plásticas da História da arte no país.

A abertura ao público acontecerá no final de Março, mas até lá a Galeria 111 expõe a sua obra com a exposição “Atirar a albarda ao ar”.

julio pomaar

Júlio Pomar, que participou na manifestação de 2 de Março, afirmou ao jornal Expresso : “Há um aventureirismo que está a tomar conta do país” e   “Estamos a caminhar para um estado semelhante ou pior… (ao tempo de Salazar). Quando se diz aos jovens para irem para fora, quando se desinveste na educação como quem corta bifes num talho e se retira ao país possibilidades de crescimento… “.

Incluído neste projecto, Tiago Pereira foi desafiado a filmar Júlio Pomar, num  trabalho que intitulou “Só o teatro é real”. Já aqui abordei vários dos seus trabalhos. Tiago Pereira é director de vídeo e desenvolveu um estilo único de documentar, rememorar e que mistura imagens em movimentos, num trabalho multidisciplinar centrado na cultura imaterial ( músicas, rituais e performances) que exploram o conceito de tradição e as fundações da memória colectiva.

“Só o teatro é real” Um filme de Tiago Pereira sobre Júlio Pomar from Tiago Pereira on Vimeo.

Leave a Reply