EDITORIAL: O PAPA FRANCISCO

Diário de Bordo - II

A Igreja Católica Romana (ICR)  elegeu um novo papa. É um argentino, Jorge Mario Bergoglio, descendente de italianos. Vai-se intitular Francisco I. Há 1200 anos que a ICR não tinha um papa não europeu. É o primeiro jesuíta a chegar a papa. Tem 76 anos. No conclave que elegeu Ratzinger como Bento XVI ficou em segundo lugar.

Durante vários dias as televisões, a começar pela RTP, invadiram-nos a casa com relatos das diligências efectuadas para a eleição.  Ficámos mesmo preocupados com a possibilidade de Miguel Relvas, ao ver tanta gente em Roma, querer acelerar o processo de extinção da RTP, até para não ter que ouvir mais a Fátima Campos  Ferreira. Não conseguimos ouvir nada sobre o chumbo do orçamento europeu plurianual (2014-2020) no Parlamento Europeu, por 506 votos contra 161, no meio de tanta entrevista a sacerdotes, freiras, peregrinos, etc. a falarem sobre o novo papa e assuntos quejandos.

Ouvimos alguém referir que o senhor Bergoglio tem tido problemas com os actuais governantes argentinos, até por causa da lei sobre o casamento de homossexuais. Mas não ouvimos ninguém referir que se dava muito melhor com os generais argentinos, durante a ditadura militar. E nomeadamente com o almirante Emílio Massera, que pertenceu à loja maçónica P2 (a tal de Lucio Gelli) e foi director da ESMA (Escola Superior de Mecânica da Armada), onde foram assassinadas milhares de pessoas. Sobre isto vejam os links abaixo. Dão uma versão um pouco diferente da que vemos na televisão.

Pouco ou nada mudou na ICR. Se algo mudou, foi para tudo continuar na mesma. Ou cada vez mais na mesma. Uma receita em que a ICR é mestra.

http://www.diarioliberdade.org/artigos-em-destaque/413-antifascismo-e-anti-racismo/36561-novo-papa-j%C3%A1-foi-acusado-de-cumplicidade-com-crimes-da-ditadura-argentina.html#.UUD3XyAXI6Y.facebook

http://www.redebrasilatual.com.br/temas/internacional/2013/03/novo-papa-e-associado-a-sequestros-de-jesuitas-e-de-bebe-durante-ditadura

http://www.pagina12.com.ar/diario/elpais/1-143711-2010-04-11.html

http://teatro-anatomico.blogspot.pt/2013/03/habemus-desperdicio.html

Leave a Reply