ORDEM E PROGRESSO – por Fernando Correia da Silva

Um Café na Internet

logótipo um café na internet

– Dois franceses, diz você?

– Não, não! Um francês, Augusto Comte. E um brasileiro, Benjamim Constant Botelho de Magalhães.

– Comte, eu sei que foi o fundador do Positivismo. Benjamim Constant não sei quem seja, confesso a minha ignorância.

– Foi o militar brasileiro que em 15 de Novembro de 1889 promoveu a transição pacífica da Monarquia para a República. Antes dessa data já abrira caminho para a abolição da escravatura, que veio a ocorrer em 13 de Maio de 1888.

– Uma figura…

– Um positivista convicto. Ainda moço, lê, estuda e analisa o Curso de Filosofia Positiva de Augusto Comte. Entusiasma-se, adere ao Positivismo. O ideal desta Filosofia era unir todas as Culturas, até então separadas, do Ocidente e do Oriente, sem que nada se perdesse e tudo se somasse. Para Comte, cada homem vale não pelo que tem, mas pelo que é, mais do que a fortuna vale o mérito. Tentou alcançar o Guajupiá através do…

– O quê?

– Paraíso.

– Por que é que Você, volta e meia, usa palavras tupis? É tupi, não é?

– Sim, é tupi-guarani. É só para que Você saiba que os índios não são alheios a certos conceitos metafísicos, não somos os selvagens broncos que nos pintam.

– Estou a ver… Mas Comte pensava alcançar o Paraíso através…

– Através do progresso do espírito humano, três estádios, o teológico, o metafísico e, finalmente, o positivo. Neste, vingariam máximas como “agir por afeição e pensar para agir”, “induzir para deduzir, a fim de construir”, “saber para prever, a fim de prover”. Está entendendo?

– Mais ou menos…. E Marx? Como pensava ele alcançar o Paraíso?

– Através da luta de classes; justamente para aboli-las e acabar de vez com a exploração do homem pelo homem.

– De boas intenções está o Inferno cheio, não é?

– Se eu fosse positivista ou marxista dir-lhe-ia: deixe-se de metafísicas! Mas isso, por agora, não interessa. Repare: curiosamente, é no Brasil que mais fundo se enraíza o Positivismo. Não em França, nem sequer no resto da Europa. Já lhe disse que foi um positivista brasileiro que promoveu a transição pacífica da Monarquia para a República. Na nossa bandeira ainda hoje permanece inscrita a máxima positivista Ordem e Progresso.

Leave a Reply