Pentacórdio para Segunda-feira 25 de Março

por Rui Oliveira

 

 

 

   Mais uma vez o início da semana é parco e nesta Segunda-feira, 25 de Março são poucos os  espectáculos novos e inovadores.

 

486629_546420098713550_1277807212_n - Copy

   Admitamos que não seja o caso do Concerto da Primavera da Universidade de Lisboa previsto para a Igreja da Graça, às 21h, onde os intérpretes serão o Coro de Câmara da Universidade de Lisboa, acompanhado por João Vaz (órgão) e Pedro Castro (oboé), sob a direcção musical de Luís Almeida.    A entrada é livre, limitada ao número de lugares do espaço.Coro Câmara Universidade Lisboa

   O concerto do Coro de Câmara da Universidade de Lisboa retoma assim uma tradição, entretanto perdida, de assinalar a acção da Universidade de Lisboa nos séculos XIII a XVI, antes de se transferir para Coimbra no ano de 1537.

    Diz a U.L. que «… se, no passado, o acto tinha um significado estritamente religioso, agora pretendemos valorizar a dimensão cultural. E, para isso, nada melhor do que a música. A universidade é, acima de tudo, um espaço de criação, científica e artística. A universidade é cultura. Existe na cidade e para a cidade», donde apresenta o seguinte programa :

          Henry Purcell (1659-1695) I was glad

          Thomas Tallis (c. 1505-1585) If ye love me

          John Tavener (1944 -) Funeral Ikos

          Charles Villiers Stanford (1852-1924) Beati quorum via

          Thomas Tallis (c. 1505-1585) This is my commandment

          Edward Elgar (1857-1934) Aver Verum

                                                         Ave Maria

          James Paisible(1656-1721) de “second livre de Airs Anglois”

                                                           Overture – Saraband – Gavotte – Hornepipe – Jigg

          Samuel Wesley (1766-1837) Two short pieces | Air

                                                                                               Gavotte

          William Babell (1690-1723) Sonata II em sol menor

                                                            Adagio – Allegro – Poco Largo – Allegro

          Henry Purcell (1659-1695) Magnificat em Sol menor

 

   Obtivémos como registo mais próximo, para dar ideia do som deste Coro, o da sua intervenção no programa “O Despertar do Barroco” no “Música em São Roque 2010”, abordando a obra de João Lourenço Rebelo (1610-1665) :

  

 

 

 

djeli 1   Dentro da exibição cinematográfica fora do circuito comercial, o Institut Français de Portugal volta, a par da sua Festa da Francofonia, ao ciclo Grandes Prémios do Cinema Africano exibindo, às 19h, o filme “Djeli” (Costa do Marfim, 1981) do realizador marfinense Fadika Kramo-Lanciné (foto), com Fatou Ouatara, Joachim Ouatara Yao, El Hadj Syndou Dembélé e Makeimin Dembélé nos principais papéis.djeli 2

   Recebeu, além de outros dois prémios, o “Etalon d’Or de Yennega” no festival “Fespaco 81” em Ouagadougou (Burkina Faso).

 djeli_affiche  Sinopse : Dois estudantes marfinenses, Fanta e Karamoko, estão apaixonados e querem casar-se. Nascidos na mesma aldeia, os seus pais respectivos conhecem-se bem. Mas Karamoko Kouyaté, filho de griot (um poeta popular e músico ambulante), não pode casar com Fanta, filha de um descendente directo das famílias ilustres mandingas. Apesar do mundo em plena transformação, ambas as famílias se opõem ao casamento entre os seus filhos para preservar a tradição…

   É este o seu filme-anúncio (infelizmente de má qualidade) :

 

 

 

 

   Ainda quanto a cinema, relembramos que desde Quinta-feira passada decorre a exibição das películas da “8 ½ Festa do Cinema Italiano” com a projecção sobretudo no Cinema São Jorge.

 

Una-famiglia-perfetta-colonna-sonora-del-film-di-Paolo-Genovese   Como NOTÍCIA EM ATRASO, saiba o leitor que HOJE, Sábado 23, na Secção Panorama (onde é apresentada “uma selecção de longas metragens produzidas ao longo do último ano, aplaudidas pelo público e pela crítica internacional”) Paolo Genovese mostra o seu filme “Una Famiglia perfetta”, comédia em que um homem rico, mas solitário, decide pagar a um grupo de actores para passar com ele o Natal como se fosse “em família” … e os resultados ultrapassam a sua expectativa (na Sala Manoel de Oliveira, às 21h30).

   O respectivo trailer é http://youtu.be/DsZSTCTA89s

gli-equilibristi-poster-italia_mid

   Já na secção Competitiva, Ivano de Matteo traz “Gli Equilibristi”, filme tocante e irónico sobre a crise social e ética que atingiu a Itália, onde “as consequências de uma separação podem ultrapassar os limites de qualquer previsão…” (na Sala Manoel de Oliveira, às 19h15).

   O trailer é este : http://youtu.be/NbW8jJXfIs8

   Nota : Há muitos mais filmes ao longo deste dia em outras secções (ver http://www.festadocinemaitaliano.com/Programa/1 )

 

io sono li   Entretanto no Domingo 24, logo AMANHÃ, o principal filme da secção Competitiva é “Io Sono Li” de Andrea Segre, vencedor do prémio Lux (reconhecimento dado pelo Parlamento Europeu aos filmes considerados portadores de valores sociais pela integração das comunidades da Europa),  um filme excepcionalmente poético que, através do encontro entre a chinesa Shun Li, empregada de balcão e o pescador de origem eslava Bepi, descreve um diálogo silencioso entre culturas diferentes que já não são distantes … mas que incomoda quer a comunidade chinesa, quer a local (na Sala Manoel de Oliveira, às 21h30).

   O seu trailer é este : http://youtu.be/d1Kg4u7sL5U

 

 

   Na Segunda-feira, 25 de Março, as duas películas da secção Competitiva são, como usualmente, projectadas na Sala Manoel de Oliveira.

 

i primi della lista

   Às 19h15, é a vez de “I Primi della Lista” de Roan Johnson (foto), uma comédia divertida que brinca amavelmente com o comportamento dos militantes políticos (aqui estudantis) na Itália dos anos 70, em que por vezes as especulações mentais levam a ações instintivas cujas consequências …i primi della lista 1roan johnson

   Imagine-se Pisa, em Junho de 1970. No meio do movimento estudantil circulam vozes sobre um golpe militar em Itália, como o dos coronéis gregos em 1967. Para os rapazes mais expostos, é melhor afastarem-se por uns dias. Masi, famoso compositor de canções de luta

(A Bailada do Pinelli, o hino da extrema esquerda) decide partir juntamente com dois liceais, Lulli e Gismondi, desejosos de tocar em concerto com ele. Ao longo da viagem, os três encontram soldados armados e, presumindo o pior, perdem a cabeça … e esta é uma história que se passou na realidade.

   São intérpretes desta comédia Caludio Santamaria, Francesco Turbanti, Paolo Cioni, Sergio Pierattini e Daniela Morozzi nos papéis centrais.

   Deixamo-vos “espreitar” para o respectivo filme-anúncio :

 

 

belas mariposas Salvatore+Mereu+Bellas+Mariposas+Photocall+XvbD2KrK1yRl  Às 21h30, é projectada a fita de Salvatore Mereu (na foto) chamado “Bellas Mariposas”, um filme, ambientado em Cagliari, que conta a história de Cate e Luna, «duas meninas nos primeiros anos de uma adolescência cheia de sonhos, medos e titubeação que se aproximam-se à “vida”, nunca deixando de sonhar, apesar da torpeza da periferia em que vivem. Ou é mesmo o facto de viverem nesta degradação, humana e material, que as empurra a um sentimento de fuga e evasão?».

   São seus intérpretes Sara Podda, Maya Mulas, Davide Todde, Simone Paris e Luciano Curelli nos papéis principais.

   Mostramos-lhe o trailer deste filme considerado “inventivo, criativo e surpreendente” :

 

 

 

antoniotabucchi   Nesta Segunda-feira, 25 de Março, o Instituto Italiano de Cultura lembra o escritor Antonio Tabucchi no primeiro aniversário do seu desaparecimento, através de uma leitura teatralizada (às 19h, na sua Sala Teatro) dirigida por Jean Paul Bucchieri (docente na Escola Superior de Teatro E Cinema de Lisboa) a partir do texto “Il Signor Pirandello è desiderato al telefono”, com Marcello Urgeghe e Jean Paul Bucchieri.25%20marzo-1

   Sendo o único trabalho teatral de Antonio Tabucchi, a acção desenvolve-se num manicómio de Portugal onde, perante um público de manequins e de loucos, um actor falido personifica Fernando Pessoa. Ele “improvisa” e imagina telefonar a Luigi Pirandello e confiar-lhe os seus tormentos, porque “Pirandello sabe lidar com as personagens que estão armadilhadas, escravas de uma máscara”.

   Não resulta daqui que Pessoa e Pirandello se tenham conhecido, mas tal poderia bem ter acontecido … porque o dramaturgo siciliano veio a Lisboa em 1931 para assistir à estreia mundial do seu “Sogno ( ma forse no)” de 1929.

 

 

 

1   Por último, como conferências/debate, lembramos que se encerra nesta Segunda-feira, 25 de Março, no Pequeno Auditório da Culturgest, às 18h30, com entrada livre (até ao limite da sala, mediante levantamento prévio de senha), o ciclo de palestras de José Sarmento de Matos, historiador de arte e olissipógrafo, sobre as “Freguesias de Lisboa”, um tema que abarca a história de Lisboa numa perspectiva de longa duração, bem como ilumina algumas fragilidades de poderes sempre muito afirmativos. Ainda hoje, apesar da focagem da reforma ser essencialmente administrativa, não se prescindiu de fazer a Igreja participar, de forma expressiva, no esquema final adoptado e, em especial, na nomenclatura das novas unidades. Ou seja, nunca se separou a freguesia, conceito administrativo, da paróquia, unidade do múnus religioso.ng1048210_600x408

   A última conferência abordará exactamente “As freguesias modernas e a reforma em curso”.

   É possível assistir em directo on line ou vê-la posteriormente no site da Culturgest.

   Por isso, facultamos ao leitor a palestra anterior para melhor situar a conclusão, a qual versou o tema “A estrutura anterior ao terramoto e a reforma Pombalina”.

   Para tal basta clicar aquihttp://vimeo.com/62156793

 

 

 

(para as razões desta nova forma de Agenda ler aqui ; consultar a agenda de Sábado aqui)

 

 

 

 

4 Comments

  1. With havin so much content do you ever run into any problems off plagorism or copyright violation? My blog haas a lot of
    unique content I’ve either authored myself or outsoured but it looks lioe
    a lot of it is popping it up aall over the
    internest without my agreement. Do you kniw any methods too help stolp
    cpntent from being ripped off? I’d really appreciate it.

  2. I am the webmaster of a internet site that is committed to Jane Norman Dresses.
    Felt jockey caps accessorize the outfits as they do in the BCBGMAXAZRIA Fall 2013 collection debuted on February 7.
    I suppose white will always be on-trend for summer.

Leave a Reply