1931 – UM OLHAR SOBRE A ALEMANHA. POR ANDREW VANZ

Selecção e tradução por  Júlio Marques Mota

  

1931- Um olhar sobre a Alemanha

Depois de dez anos de revolução, de instabilidade política, de hiperinflação, e de enorme carga da das elevadas reparações de guerra, a Alemanha começou a desfrutar de um grau de estabilidade económica e política em 1929. O futuro do país, pela primeira vez desde o início da I Guerra Mundial anos, parecia promissor.

O Crash de Wall Street em 1929 pôs fim a essa perspectiva de bem-estar .

Os efeitos da queda da Bolsa começaram  a ser sentidos na Europa em 1930. Em 1931, as economias europeias estavam já afundadas num aprofunda crise .

A Alemanha foi assim especialmente atingida e por um duro golpe, já que para o país era necessário, apesar do facto de que a economia da Alemanha estar à beira do colapso completo, continuar a enviar milhares de milhões de marcos para o estrangeiro ano após ano , como parte de suas obrigações assumidas para o pós-guerra.

Em Janeiro de 1931, a Alemanha estava em grandes dificuldades . Parecia não haver  nenhuma maneira de sair  do pântano financeiro em que se encontrava , mesmo que os governos estrangeiros concedessem à Alemanha uma moratória sobre os pagamentos de reparações de guerra o que, aliás, os governos estrangeiros não estavam dispostos a fazer.

A situação estava madura para a população recorrer a medidas radicais — o que, naquela altura , foi precisamente o que aconteceu.

A foto abaixo mostra estivadores desempregados no porto de Hamburgo em Janeiro de 1931. Os trabalhadores estão sem fazer nada à espera de que possam ser chamados para um dia de trabalho o que ali era bastante improvável.

Hamburg, Arbeitslose Hafenarbeiter im Hafenviertel

Quando estávamos em Hamburgo, em 2006, acredito que tenhamos caminhado sobre a ponte que aparece na fotografia, embora nenhum dos edifícios da fotografia tenha sobrevivido à segunda Guerra Mundial.

No Verão de 1931, o pânico sobre a banca estava na ordem do dia por toda a Alemanha.

A fotografia abaixo mostra multidões de depositantes ansiosos à porta de um banco de Berlim em Julho de 1931, à espera de poderem retirar o seu dinheiro. Nos Estados Unidos de 1932 e 1933, esta mesma cena teria sido chamada de uma corrida bancária, a bank run.

Berlin, Bankenkrach, Andrang bei der Sparkasse
O desemprego na Alemanha disparou em 1930 — e continuou a subir acentuadamente ao longo de 1931 e 1932.

A fotografia abaixo mostra um homem desempregado em 1931, com os seus parcos pertences no saco ao seu lado, sentado nos degraus da entrada de uma empresa comercial de Berlim.

Obdachloser Mann
Por volta de 1931, já não havia nenhuma preocupação nenhum esforço por parte da polícia para impedir que os desempregados permaneçam perto dos estabelecimentos comerciais — um triste sinal da brutal degradação a que se tinha chegado.

Os movimentos de caridade espalharam-se por todo o país, mas eram insuficientes para enfrentar a profundidade da miséria que o país enfrentava. A Alemanha estava a ser sujeita e a sofrer não só de um enorme exército de desempregados, mas também com inúmeros veteranos de guerra destruídos pelas deficiências da guerra de que eram vítimas, os quais precisavam e muito da assistência.

Na foto abaixo, de Outubro de 1931, uma organização de caridade recolhe donativos em Berlim para os desempregados e para os soldados veteranos e deficientes da guerra.

Berlin, Sammlung für Arme und Arbeitslose
O carro puxado pelos cavalos dá-nos uma visão chocante de uma grande metrópole em 1931, parece uma cena fora de época, desactualizada, fora de lugar e positivamente lamentável — e em que os voluntários da operação de caridade olham como se eles próprios estejam tanto a necessitar de assistência como aqueles a quem estão a assistir .

A corrida aos bancos continuou por toda a Alemanha, continuou a ser uma realidade do dia a dia até Março de 1933 — quando, como nos Estados Unidos eles finalmente acabaram quando se deu a instalação de um novo governo e de novas medidas sobre a banca .

A fotografia abaixo mostra ainda uma outra corrida aos bancos em Berlim em Novembro de 1931.

Berlin, Bank für Handel- und Grundbesitz

Eminentes instituições financeiras alemãs que de alguma forma sobreviveram no imediato pós-guerra e de todas as crises e privações que aqueles anos implicaram, foram incapazes de sobreviver após o Crash de Wall Street. Em 1933, o Reichsbank criado pelo Estado e que foi fundado no século XIX, acabou por ser a única grande instituição financeira que sobreviveu  na Alemanha.

Em tempos de crise, ou em tempos de grande desespero, os povos voltam-se para soluções que, em tempos normais, nunca poderiam ser pensadas como possíveis.

Um dos resultados do Crash de Outubro em Wall Street foi a ascensão de Hitler ao poder, que, no espaço de 3 anos e meio após a queda de Wall Street arrastou com mão de ferro a Alemanha para o caos absoluto .

Exemplo: 26 de Agosto, em Paris, Place de la Concorde

andrew - VI

Texto disponível em: http://andrewvanz.blogspot.pt/2011/02/1931-germany.html

Leave a Reply