A SOCIEDADE FILARMÓNICA 1º DEZEMBRO DO MONTIJO, FUNDADA EM 1854. Por JOSÉ BASTOS.

Sociedade Filarmónica - I Sociedade Filarmónica - II

A Sociedade Filarmónica 1º de Dezembro, foi fundada em Aldeia Galega em 1854.

Com 158 anos, esta colectividade foi durante décadas, a única escola de música do concelho e hoje tem uma grande actividade na iniciação musical, teatro e muitas actividades de dança e de canto e também desportivas. Continua a ter uma excelente banda de música, uma das melhores filarmónicas do país. O primeiro maestro da banda foi um espanhol de nome Alsamóra e a banda hoje é dirigida pelo maestro Rui Fonseca e Costa.

Tem um coro polifónico fundado em 1998 e um outro juvenil, ambos dirigidos pelo maestro Willy Popovic de Nacionalidade Croata.

Tem também um grupo de cavaquinhos dirigido por Rolando Sampaio Barros.

A Sociedade 1º de Dezembro tem mais de 300 praticantes das mais variadas actividades musicais, artísticas e desportivas.

Prémios e condecorações: Em 1876 obteve um “Prémio de Honra” no Concurso de Bandas, no Jardim dos Recreios Whittoyne em Lisboa. Em 1903 o “1º Prémio” no Certame Musical Cidade de Setúbal. Em 1954 e ainda em Setúbal, foi considerada em concurso a “Melhor Banda do Distrito”. Em 1958 e 1962 em representação de Portugal, ganhou os 2º e 3º Prémios, respectivamente da “1ª Categoria” no Concurso Mundial de Bandas Amadoras, realizado na cidade holandesa de Kerkrad.

É “Coroa de Louros” da Comissão de Romeiros de Nossa Senhora da Atalaia de Santo Estêvão de 1887, “Medalha de Prata de Reconhecimento, Mérito e de Homenagem” da Sociedade Cooperativa União Piscatória” de 1950, “Medalha de Prata de Benemerência” do Orfanato Dr. César Ventura de 1951, “Brasão da Cidade de Guimarães” – Festas Gualterianas de 1951, Dupla “Medalha de Ouro” da Federação das Colectividades de Cultura e Recreio “Medalha de Prata” e “Troféu de Turismo” do Secretariado Nacional de Informação, Cultura Popular e Turismo Membro Honorário da “Ordem de Benemerência” da Presidência da Republica de 1971, “Medalha de Ouro do Concelho do Montijo” em 1972, “Medalha de Mérito Distrital” do Governo Civil de Setúbal 2004.

Leave a Reply