PRÉMIO VICTOR DE SÁ DE HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA – 2013

ape

DIVULGAÇÃO CULTURAL

____

 

Candidaturas ao Prémio Victor de Sá de História Contemporânea – 2013

 premio_victor_sa

Estão abertas as candidaturas para o Prémio Victor de Sá de História Contemporânea 2013, destinado a jovens investigadores em História Contemporânea Portuguesa. O Prémio que completa este ano a 22ª edição, tornou-se o Prémio nacional de maior prestigio para investigadores em História Contemporânea.

Junto se remete o regulamento e toda a informação pertinente.

______

O Conselho Cultural da Universidade do Minho está a promover a 22.ª edição do Prémio Victor de Sá de História Contemporânea, destinado a jovens investigadores portugueses e dos Países Africanos e de Língua Oficial Portuguesa até aos 35 anos.

Os trabalhos sobre temas de História Contemporânea Portuguesa, a partir de 1820, devem ser apresentados até 1 de julho de 2013.

Instituído na base de uma doação do Professor Victor de Sá, este prémio tem um valor pecuniário de 2000 euros e tem como objetivo “assegurar a continuidade dos trabalhos de investigação e pesquisas realizadas e a realizar por aquele outorgante nos domínios da História, da Sociologia e outros, e ainda a institucionalização de um Prémio de História Contemporânea”.

Mais informações no Edital aqui.

_____

Qualquer informação suplementar pode ser solicitada por este mail ou pelos telefones do Conselho Cultural da Universidade do Minho, promotor do Prémio.

——
Conselho Cultural da Universidade do Minho
Largo do Paço, 4704-553 Braga
Tel.: 253601139, 253601111
Fax: 253601138
E-mail: ccultural@reitoria.uminho.pt

Prémio Victor de Sá de História Contemporânea para jovens investigadoresO objectivo primordial deste Prémio é o de incentivar a produção de trabalhos no âmbito da História Contemporânea de Portugal a jovens investigadores cuja idade não ultrapasse os 35 anos.

Este Prémio foi reconhecido como de manifesto interesse cultural pela Secretaria de Estado da Cultura, o que lhe permite ser abrangido pela Lei do Mecenato Cultural. Neste momento, está já a ser apoiado pelas seguintes entidades públicas e privadas: Governo Civil de Braga, Câmaras Municipais de Guimarães, Vila Nova de Famalicão e Braga, Fundação Cupertino de Miranda (Famalicão), Fundação Engº António de Almeida (Porto) e Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, encontrando-se aberto ao contributo de outras instituições e entidades interessadas em incrementar o estudo da história contemporânea portuguesa.

O Doutor Victor de Sá (1921-2004), antigo Professor da Faculdade de Letras do Porto, doou à Universidade do Minho, num gesto de grande generosidade e ineditismo, um conjunto significativo de documentos de natureza histórica, política e literária, resultante da sua actividade de investigação e intervenção pública, textos memorialísticos ainda inéditos bem como os direitos de autor relativos às obras que constituem a sua vasta bibliografia.

Essa documentação encontra-se depositada na Biblioteca Pública de Braga, onde está a ser objecto de tratamento, de modo a permitir a sua rentabilização científica e a continuidade dos trabalhos de investigação do Prof. Victor de Sá. Daqui resultou já a elaboração da “Bibliografia de Victor de Sá”, publicada no volume editado em sua homenagem, Estudos de História Contemporânea de Portugal, por Livros Horizonte, em 1991. Em 1999 foi editada pelo Conselho Cultural da U.M., com o apoio do Governo Civil de Braga, a obra “Testemunho de um tempo de mudança”, um conjunto de textos jornalísticos da autoria de Victor de Sá, publicados entre Maio de 1974 e Fevereiro de 1975 no “Correio do Minho”, no período em que dirigiu aquele diário. Por sua vez em 2001, a Biblioteca Pública de Braga editou o seu livro inédito “Legendas para uma memória”.A doação dos direitos de autor, e ainda a de uma avultada verba em dinheiro, destinaram-se a permitir a criação de um Prémio de História Contemporânea, a atribuir periodicamente pela Universidade do Minho, através do seu Conselho Cultura, de acordo com um regulamento próprio.

_____

www.apescritores.pt

| info@apescritores.pt

http://facebook.com/apescritores

( Tel  | (+ 351) 21 397 18 99

6  Fax | (+ 351) 21 397 23 41

+ Morada | Rua de S. Domingos à Lapa, 17

1200-832 Lisboa, Portugal

Leave a Reply