MAR MENOR – A MAIOR PISCINA DO MUNDO. Em Espanha. Por João Machado.

mar menor
en.wikipedia.org

O Mar Menor fica na Comunidade Autónoma de Murcia. É o maior lago de água salgada da Europa, com cerca de 170 quilómetros quadrados, e profundidade máxima de 7 metros. Também é popularmente conhecido como a maior piscina do mundo. Separa-o do Mediterrâneo um braço de areia, com mais  de 20 quilómetros de comprimento, e uma largura varia desde os cento e tal metros até dois quilómetros. Chamam a este braço de areia La Manga del Mar Menor. O elevado teor de salinidade das suas águas facilita a flutuação,  pelo que é muito procurado para desportos náuticos e para férias. No século XVII La Manga ainda não estava completamente formada, sendo na altura a separação do Mediterrâneo feita por um conjunto de ilhotas. A sedimentação derivada dos materiais arrastados pelas correntes marítimas formou La Manga, existindo algumas passagens que mantêm a ligação entre o Mar Menor e o mar aberto.

Mar Menor - V - islas
Ilhas do Mar Menor.
Obrigado a regmurcia.com

No Mar Menor existem várias ilhas de origem vulcânica. As principais são Perdiguera, Barón ou Mayor, Del Ciervo, Redonda e Del Sujeto. Devido à grande pressão causada pelo incremento da construção na zona, estão classificadas como paisagem protegida.

Mar Menor - VI 743px-Isla-perdiguera-mayor
Ilhas Perdiguera e Mayor
Obrigado a Nioger e Creative Commons

A norte do Mar Menor existe o parque natural Salinas e Areias de San Pedro del Pinatar, com mais de 800 hectares. A sul encontram-se o cabo Palos e a cidade de Cartagena. La Manga tem sofrido grande pressão urbanística por causa do turismo, o que tem obrigado a que toda a zona esteja sob atenção especial, para preservar as condições naturais. As dunas que formavam o braço de areia, entretanto, foram substituídas pelas edificações.

Mar menor VIII - 000010000-panoramique-espagne
La Manga
Obrigado a Fou de Voyage
Farol do Cabo de Palos en.wikipedia.org
Farol do Cabo de Palos
en.wikipedia.org
Obrigado às entidades acima citadas, cujos elementos permitiram a elaboração desta nota sobre o Mar Menor.

Leave a Reply