KIERKGAARD E MARX NASCERAM EM 5 DE MAIO

Dezenas de pessoas famosas nasceram neste dia. Vamos falar de duas – Soren Kierkgaard e Karl Marx.

O filósofo  e teólogo dinamarquês Soren Kierkgaard nasceu em Copenhaga no ano de 1813 – passa hoje o seu segundo centenário. Morreu na mesma cidade em 1855.  Karl Marx, filósofo e pensador político alemão, nasceu em Treveris no ano de 1818 e morreu em Londres em 1883.

Kierkgaard foi um acérrimo crítico do hegelianismo. <privilegiou nos seus estudos a área do comportamento humano, dasImagem2 emoções, dos sentimentos, da ética cristã confrontada com a realidade social.  Uma filosofia que, inspirada em Sócrates, e, pese embora a sua vertente teológica, viria a ter uma forte incidência em movimentos do século XX, tais como o Existencialismo e o Pós-Modernismo. Cruzando as fronteiras da filosofia, teologia, psicologia e literatura, tornou-se uma figura de grande influência para o pensamento contemporâneo. Entre a sua obra destacamos Três discursos edificantes , O Conceito de Angústia, Migalhas Filossóficas e O Desespero Humano.

 Imagem3Karl Marx é talvez, em toda a história das ideias,  o filósofo que maior influência directa teve na vida de muitos milhões de pessoas. Fundador da moderna doutrina comunista, a sua obra teve reflexos em quase todos as áreas do conhecimento, incidindo particularmente sobre a História e as Ciências Políticas, sobre  a Economia, a Sociologia e o Direito, mas também sobre a Antropologia, a Biologia, a Psicologia… As artes e a Literatura não ficaram imunes à influência do marxismo. Marxismo que pode ser considerada a mais forte e impressiva corrente do pensamento que herdámos do século XIX. Sem abordar as interpretações que o marxismo sofreu ao longo do século XX, pode dizer-se que Karl Marx é o mais importante pensador da Idade Contemporânea. O Manifesto do Partido Comunista que, com Friedrich Engels publicou em 1848  e O Capital, cuja publicação iniciou em 1867, são as suas obras mais difundidas.

E nasceu num dia 5 de Maio.

One comment

Leave a Reply

%d bloggers like this: