QUAL O BRINQUEDO MAIS INTERESSANTE – O DA LOJA OU O FEITO POR MIM? por clara castilho

9349741_b7nUl

As crianças hoje vivem rodeadas de brinquedos, muitos deles sem qualidade nenhuma. Nem qualidade de material, nem qualidade pedagógica, nem utilidade de entretenimento. As lojas de “300”, depois as chinesas, os supermercados, põem ao nível dos olhares infantis toda uma gama de brinquedos, que originam o pedido de compra e a cedência dos pais, até porque são baratos. No dia seguinte ou se partiram ou perderam todo o interesse para as crianças.

HPIM4112

Não deixo de lembrar os brinquedos, em tempos idos, fabricados pelas próprias crianças, como o gozo da dificuldade vencida.

Tive informação de um projecto no Brasil que me pareceu interessante e que divulgo.

Trata-se da “TooDo Eco”, uma plataforma educacional voltada para o desenvolvimento sustentável, que acredita na brincadeira como ferramenta para mudar a educação.

Do seu site tirámos a seguinte informação.

“Acreditamos que a educação precisa de iniciativas criativas, livres e instigadoras que colaborem na mudança dos paradigmas. Começamos querendo inventar uns brinquedos mecanizados para montar feitos de materiais reaproveitados que potencializam a imaginação das crianças.

CRIAÇÃO COLECTIVA. O projecto “mãos criativas, cabeça inteligente” é para instigar a curiosidade das crianças a partir da montagem dos brinquedos. Estamos desenvolvendo-o em colectivo com 3 escolas muito inspiradoras de SP.

Cada brinquedo é um projecto em si mesmo. As crianças se organizam em grupos para montar. E ali surgem perguntas, como por exemplo: porquê algumas pessoas vomitam quando giram?… as crianças fazem pesquisas e se reúnem para compartilhar as descobertas.

A partir das perguntas, roteiros, personagens, histórias e conteúdos, co-criaremos um ÁLBUM DE FIGURINHAS coleccionáveis (que criança não gosta?) + GUIA PARA EDUCADORES com conteúdo multidisciplinar para inspirar o trabalho colectivo e a aventura de aprender. O álbum e o guia não serão impressos, somente em formato digital.

NOSSO SONHO E OBJEcTIVO é espalhar este programa nas escolas da rede pública de São Paulo, Brasil e America.

Você também acredita que é possível que a escola seja um espaço divertido de aprendizagem?… nos apoiem a criar novas ferramentas para esta nova educação!

Em uma segunda fase do projecto, Toodo Eco irá integrar a rede de economia solidária crescente no Brasil, criando ateliês dentro das cooperativas de catadores de SP e de outras cidades, para que eles mesmos montem os brinquedos para distribuir nas escolas e comércios da região, de forma a agregar valor e renda ao trabalho!”

A equipa do projecto é composta por Daniela del Campo, chilena e advogada, com experiência na criação e desenvolvimento de projectos educativos inovadores em Chile. Naná Lavander, paulistana, artista plástica, brinquedóloga. Adriana Meirelles, paulistana com pé na Inglaterra é mãe de dois garotinhos, diretcora de animação e ilustradora com profundo interesse na sustentabilidade. Fernanda Heinz Figueiredo, ex-advogada, produtora audiovisual e educadora ambiental.

Pode encontrar mais informações:

www.toodoeco.com

http://porvir.org/porfazer/brinquedos-sustentaveis-para-ensinar-educacao-ambiental/20130401

http://www.facebook.com/TooDoEco

Leave a Reply