Selecção, tradução e montagem por Júlio Marques Mota
Parte I
Algumas imagens
Publicado em maio de 2013
Uma história de sucesso
Uma manhã de Abril de 1980, Noorul Quader olhava fixamente para o seu pequeno atelier de têxteis recentemente construído, onde se produziam as seus primeiras camisas. A sua empresa, Desh Garments ltd., foi pioneira nesta área. Antes da sua criação, os têxteis do Bangladesh contavam no total 40 trabalhadores, o mesmo é dizer, nada.
Esta nova fábrica foi o resultado de uma cooperação com o conglomerado coreano Daewoo, que estava à procura de encontrar formas de contornar as quotas de importação de têxteis para a Coreia do Sul, quotas estas impostas pela Europa e pelos Estados Unidos. Como o Bangladesh não tinha nenhuma produção de têxteis, na sua grande generosidade, os europeus e os americanos não tinham submetido este país a nenhuma quota de importações de texteis. Daewoo associou-se a Noorul Quader, um antigo funcionário que dispunha das ligações necessárias para criar uma actividade industrial num país tão corrupto como o era o Bangladesh.
Assim, a Daewoo tinha assumido em estágio de formação cerca de 130 funcionários de Desh, executivos e trabalhadores, na fábrica da Daewoo em Pusan, na Coreia, o tempo necessário para lhes ensinar as técnicas de produção têxtil e acima de tudo, de exportar para os países ricos. Em contrapartida, Daewoo receberia uma comissão de 8% das vendas da Desh. A associação foi um sucesso brilhante – talvez demasiado sucesso até, para Daewoo.
O início de Desh foi modesto. Em 1980, a fábrica produzia e exportava cerca de 43.000 camisas, a $ 1,28 por unidade , seja pois um volume de negócios de 55 $050. Isto representava na época menos de 10 milésimos do valor das exportações de Bangladesh. Porém, 20 anos depois, esses 55 $050 foram transformados em 2 mil milhões de dólares por ano, representando os têxteis 54% das exportações do país.
O que é que se passou? Os trabalhadores formados pela Daewoo aprenderam muito rapidamente. Apenas um ano após a abertura da sua fábrica, em Junho de 1981, Quader cancelou o seu contrato com a Daewoo. Em 1987, a sua produção chegou aos 2,3 milhões de camisas por ano. Na base dos 130 trabalhadores de Desh treinados na Daewoo, 115 despediram-se para criarem a sua própria fábrica de têxteis onde produziam luvas, casacos, calças. Em 1985, confrontados com este desenvolvimento, a Administração Reagan impôs quotas de importação sobre os têxteis vindos do Bangladesh. Sem se perturbarem, os produtores diversificaram o destino da sua produção para a Europa e conseguiram à força de lobing levantar as quotas de importação.





