GOLFO DE ACABA – ENTRE QUATRO PAÍSES. Por JOÃO MACHADO.

Golfo de acaba Wikimedia Commons
Golfo de Acaba
Wikimedia Commons

O golfo de Acaba fica na extremidade norte do Mar Vermelho. Forma um dos flancos da península de Sinai, que separa da península arábica, e do outro lado é o golfo do Suez. Uma cidade situada na sua extremidade norte tem o mesmo nome, que, segundo o Dicionário Onomástico Etimológico de Língua Portuguesa, de José Pedro Machado, provem do árabe  e tem o significado de costa, arriba. A cidade homónima pertence à Jordânia, está situada no extremo sul do país, e o seu porto é a única saída do país para o mar. Perto fica Eilat, já em território israelita, cujo nome é o equivalente em hebraico de Acaba. Em território egípcio, fica uma terceira cidade, Taba. O golfo serve de margem a quatro países, sendo o quarto a Arábia Saudita. Estende-se ao longo de 160 quilómetros, sendo a largura máxima de 24 quilómetros. A profundidade é geralmente grande, chegando a exceder 1 800 metros.  A ligação ao Mar Vermelho é feita através dos estreitos de Tiran, onde ficam as ilhas de Tiran e Sanafir.

Estreitos de Tiran Wikimedia Commons
Estreitos de Tiran
Wikimedia Commons

A localização geográfica faz com que a importância estratégica da zona seja enorme. Entretanto, a actividade económica é intensa. Avulta o turismo, incentivado pela proximidade de lugares históricos e pela qualidade das águas do mar. Estas são ideais para a prática de desportos náuticos. A biodiversidade é grande, encontrado-se numerosos corais e mais de mil variedades de peixe. Também aparecem tartarugas e mamíferos.  O clima é ameno, tendendo para o tropical seco, sendo raras as tempestades. As correntes marinhas são fracas e os níveis de salinidade adequados.

Obrigado ao Dive Magazine e ao youtube, por este filme.

A região de Acaba já seria habitada 4 000 anos antes de Cristo. Apresentamos a seguir uma fotografia de uma castelo mandado erguer no século XII por Saladino, na ilha do Faraó, junto à costa do Egipto. Por ela agradecemos a Foro Dinastías, onde obtivemos a foto, em:

http://dinastias.forogratis.es/vota-tu-castillo-cruzado-favorito-t3037-204.html

Acaba - castelo de saladino3

Obrigado a todos os que tornaram possível este trabalho.

Leave a Reply