ARQUIPÉLAGO DE SÃO PEDRO E SÃO PAULO. Por JOÃO MACHADO

800px-Motoki_Aspsp_br_Fig01_c_Map
Obrigado a Wikimedia Commons

Os Penedos de S. Pedro e S. Paulo, nome tradicional do arquipélago, ficam a cerca de mil quilómetros da costa do Brasil, mais concretamente do estado de Rio Grande do Norte.  Fazem parte integrante do Brasil, do estado de Pernambuco. Foram descobertos por navegadores portugueses em 1511, da armada de Garcia de Noronha, tendo ali naufragado a nau S. Pedro, e os seus tripulantes sido resgatados pela nau S. Paulo.  S. Pedro e S. Paulo inclui cinco ilhas principais, e numerosos rochedos. Está localizado no encontro entre a Placa Sul-Americana e a Placa Africana. Será o único ponto em que o manto abissal da crusta terrestre emerge acima do nível do mar. Nas vizinhanças o oceano atinge grandes profundidades, que chegam aos cinco mil metros. Fica na área a Falha Transformante de S. Paulo

220PX-~1
Estação científica e farol na rocha Sudoeste

O arquipélago não tem água potável, nem quaisquer condições para uma ocupação humana permanente . Deslocam-se ali cientistas e outro pessoal para manejar a estação científica. O farol é automático. Para além da parte geológica, a vida marinha, muito intensa, justifica uma atenção permanente. Charles Darwin, no seu périplo no Beagle, esteve ali em 1832, deixando referenciado o grande interesse da área neste campo. Vejam o vídeo do Projeto Tubarão Baleia:

Obrigado ao Bruno Macena e ao youtube

Ver também:

http://veja.abril.com.br/170805/p_112.html

http://sigep.cprm.gov.br/propostas/Arquipelago_SaoPedro_SaoPaulo.htm, de Thomaz Ferreira da Costa. Proposta para constituição de um sítio geológico, a apresentar à UNESCO.

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1676-06032011000200021&script=sci_arttext. Instituto de Biologia, Universidade de Campinas, São Paulo.

Projeto Tubarão Baleia – https://www.facebook.com/tubaraobaleia

Leave a Reply