UMA INICIATIVA NO ÂMBITO DO CENTENÁRIO DE NASCIMENTO DE JOÃO DOS SANTOS: A CONFERÊNCIA “JOÃO DOS SANTOS NO SÉCULO XXI” por clara castilho

9349741_b7nUl

A família do Doutor João dos Santos, na pessoa de seus dois filhos vivos, Paula e Luís, organiza um evento comemorativo do centenário do seu nascimento, nos dias 6 e 7 de Setembro, no cinema S. Jorge, com o título “JOÃO DOS SANTOS NO SÉCULO XXI: Saúde, Educação, Cultura, Sociedade”

No seu programa, serão abordados os seguintes temas:

João dos Santos – O Mestre da Saúde Mental Infantil, “A saúde deve ter um carácter activo de promoção”, João dos Santos – A força das perguntas, “A base de toda a educação é a livre experiência”, Sobre a obra de João dos Santos, Há que proclamar o direito à fantasia e ao pensamento actuante”, João dos Santos no Século XXI.

Dele também consta a projecção do filme “ Crianças Autistas realizado por Ernesto de Sousa (1969).

af_poster_50x70cm-cropped-and-reduced-in-size-to-a4-600-dpi

 

Haverá também uma sessão de Leitura encenada de textos de João dos Santos, com selecção de textos de Manuela Cruz e Paula Santos Lobo, dramaturgia de Abel Neves e direcção cénica de Miguel Seabra (Actor, Encenador, Director do Teatro Meridional).

O programa pode ser consultado no site criado – www.joaodossantos.net, assim como a ficha de inscrição, com o preço de 10 euros.

Este site, construído precisamente para assinalar este centenário, proporciona-nos, também, informações sobre outras iniciativas incluídas neste âmbito. Para além disso, nele podemos encontrar depoimentos de pessoas que trabalharam com João dos Santos, nos seus mais diversos níveis. Com a sua leitura pode-se ficar com uma imagem ampla e diversificada deste homem enquanto pessoa, cidadão, médico, pedagogo, psicanalista… Um homem do século XX que muito pode ensinar ao século XXI.

Leave a Reply