PRECÁRIOS INFLEXÍVEIS – 13 MIL PROFESSORES NO DESEMPREGO: ESTA É A ESCOLA DE NUNO CRATO

banner_pi_verde

EmpobrecerDesde ontem a afluência dos professores contratados aos centros de emprego tomou proporções históricas porque 13 mil receberam uma carta do ministério da educação informando-os que desde dia 30 de agosto estão desempregados.

Assim, em cerca de dois anos mais de 30 mil professores e professoras saíram das escolas públicas, com enormes prejuízos na qualidade da educação para os alunos.

Algumas destas pessoas têm mais de 10 anos de trabalho seguido para a escola pública e, de acordo com os sindicatos, Crato quis contornar uma diretiva europeia que obrigava à sua contratação e despediu-os a todos. Ainda assim, a maioria destes professores ficará desempregado depois de dia 12 de setembro.

Esta é a Escola de Nuno Crato: sem recursos, sem professores, com pior qualidade. É assim que o país, para pagar a dívida à troika, hipoteca o presente lançando milhares de pessoas para o desemprego, e o futuro, prejudicando os alunos.

Notícia aqui.

1 Comment

  1. * Pergunto a mim prpria se ,ao liberalizar-se o aborto ,no seria um ponto de partida para travar a exploso demogrfica-a histria da liberdade da mulher no passou de uma falcia -uops ,mais crianas sem condies …a sustentar at uma determinada idade ..era o que faltava ,assim como as dificuldades criadas pelo custo de vida , incluindo o corte nas comparticipaes s mes e s crianas *,*no falando nos tratamentos esterilidade ……tudo previsto ,tudo calculado . * *Que seria ,neste momento se houvesse crianas a mais ?Claro que se deitaria mo ,sem rebuos ao ensino privado .Est namira …. * *Quem leu o artigo do Senhor Professor Doutor Nvoa sobre o ensino onde ,numa linguagem simples ,traa um caminho necessrio para a remodelao do Ensino -eu fiquei esclarecida .A Escola necessita de se transformar numa Comunidade e no numa instituio e a Profissionalizao tem de ter globalizantes orientaes -pergunto ,esta debandada descarada de professores contratados no faz j parte deste processo proposto priori?Sobre quem vo recair as novas normas para a profissionalizao? Claro que sobre os “novos professores que vo ter de “amouchar ” e os contrados de pouco tempo ..a seguir iro os profs efectivos j com uns anitos de servio razoveis para uma pr reforma -s no v isto quem no quer ver -acaso os sindicatos vem e acham prudente no assustar as massas?E em nome de direitos a preservar vo reclamando. H que fazer uma dragagem de pessoas e contedos .Fala-se em transformaes mas no se aborda como operacion-las -o filme “tempos modernos ” de Charles Chaplin est na ordem do dia -no basta lutar pelo mundo do trabalho -este no tudo para o ser humano pr tudo e todos no mesmo poete o que interessa -implatou-se o MEdO bem como a incapacidade de dizer BASTA !PQ -H VALORES A PRESERVAR :FAMLIA a ser destruda ,as tradies para se manter as comunidades coesas e no transformadas em folklore ,a Histria com os seus fracassos e heroicidades para se aprender com os erros ,a Filosofia com a componente MORAL ,Educao Cvica e n apenas s Educao Sexual -os jovens sabem mais com os olhos fechados do que os “cotas” com os olhos abertos ,a Psicologia ,a tica religiosa e nada de Religio moral -uma cantilena que entra por um ouvido e sai pelo o outro -As minhas desculpas -uma Me ,Av e bisav . * *Maria *

Leave a Reply