OS CAMINHOS DE SALOMÃO – DIAS 14 E 15 EM LISBOA – por clara castilho

9349741_b7nUl

Os Caminhos de Salomão decorre do livro de José Saramago – A viagem do elefante – e das viagens que o próprio autor fez por Portugal, em 2009, seguindo a rota do elefante, personagem central do seu livro. Salomão partiu de Belém, a caminho de Viena de Áustria.

Se este foi o último sonho de Saramago, foi precisamente a sua concretização que a Fundação com seu nome quis tornar realidade. Para benefício de todos nós.

Assim, o elefante Salomão percorreu o país, começando em Figueira de Castelo Rodrigo a 29 de Junho, S. João da Pesqueira, Pinhel, Sortelha, Fundão, Castelo Branco, Tondela, para passar por Lisboa nos próximos dias 14 e 15 e acabar a 21 e Rivas-Vaciamadrid.

E de onde surge este Salomão? De uma parceria entre o Trigo Limpo Teatro ACERT, que montou um espectáculo de teatro de rua A Viagem do Elefante e a musica de Flor de Jara (Espanha).

viagem-do-helefante

O espectáculo pretende, fazer uma revisitação teatral daquele que o autor descreveu como o caminho que o elefante Salomão percorreu até Viana de Áustria. O próprio Salomão é um engenho cénico de grandes dimensões, integrando um espectáculo teatral que cruza outras disciplinas artísticas (música e artes plásticas).

Pretende também ter uma forte componente comunitária. Uma semana antes da estreia em cada local, decorrem ensaios com actores, músicos e população local, sendo cada apresentação singular não só pelas participações como também pela exploração de espaços e edifícios públicos que passam a representar as etapas da viagem. 

Para além disto, o projecto não se esgota na apresentação do espectáculo, pois complementa-se com iniciativas de celebração da obra do escritor e com acontecimentos locais dos municípios promotores. 

Tem adaptação dramatúrgica e encenação de José Rui Martins e Pompeu José, criação e direcção musical de Luís Pastor, cenografia de Zétavares, esculturas de cena de Nico Nubiola e figurinos de Rafaela Mapril.

Conta com as interpretações de toda a equipa artística, técnica e de produção do Trigo Limpo teatro ACERT, para além de actores convidados e setenta e cinco actores, músicos e participantes de cada uma das localidades onde o espectáculo é apresentado. 

Tem como promotores as câmaras municipais de Castelo Branco, Figueira de Castelo Rodrigo,  Lisboa, Pinhel, Sabugal , São João da Pesqueira, Tondela, Fundão e do Museu do Douro. E conta com os apoios da Direcção-Geral das Artes / Governo de Portugal | Secretário de Estado da Cultura, Turismo Centro de Portugal e Câmara Municipal de Tondela. 

Mais informações podem ser obtidas em: http://ocaminhodesalomao.com e no site da Acert:  http://www.acert.pt

Leave a Reply