por Rui Oliveira
Este Domingo, 15 de Setembro tem diversos pequenos eventos, alguns dos quais de previsível qualidade.
Para começar, assinale-se que já está a decorrer até 21 de Setembro o “Festival Cantabile – A Arte da Música de Câmara”, na sua 4ª edição, sob a direcção artística de Dietmut Poppen, o qual possibilita de novo o encontro do público português com alguns dos melhores intérpretes de música de câmara da Europa.
O programa de sete concertos e um ensaio aberto abrange um vasto repertório que vai do barroco ao contemporâneo com um grande destaque para as obras de Johann Sebastian Bach. O parceiro principal em 2013 é a Orquestra Gulbenkian que colabora com os Solistas do Festival Cantabile em quatro concertos, de que o primeiro concerto contou ainda com a participação do Coro Gulbenkian, alargado a elementos de vários coros juvenis de Lisboa, sob a direcção musical de Paul McCreesh e já teve lugar na passada Sexta-feira na Basílica de Mafra.
Pela terceira vez, o Festival Cantabile também será um ponto de encontro com vídeo arte e exibe alguns dos melhores trabalhos do festival FUSO Anual de Vídeo Arte Internacional de Lisboa 2013.
O essencial do festival é apresentado na sua sede – o Auditorium do Goethe-Institut – ocorrendo o restante, pela primeira vez, em três outros locais muito emblemáticos: a Biblioteca da Academia das Ciências de Lisboa, a Sala da Música do Palácio Nacional de Queluz, e a Basílica do Palácio Nacional de Mafra.
Assim neste Domingo 15, às 19h, haverá uma sessão de Canto, Piano e Video Arte de entrada livre no Auditório 
do Instituto em cuja segunda parte colaborarão os Solistas do Festival Cantabile Ruth Ziesak, soprano e Alexander Lonquich, piano (fotos junto).
Na 1ª parte serão exibidas obras seleccionadas do FUSO Anual de Vídeo Arte Internacional de Lisboa 2013.
Na 2ª parte (às 20h) o programa inclui de Claude Debussy (1862-1918) Quatro Prelúdios do 2º volume de “Préludes” e de Robert Schumann (1810-1856) Liederkreis op. 39 (1840), 12 canções com poemas de Joseph von Eichendorff.
Ouça-se, por falta de outro registo, ao que soa a voz de Ruth Ziesak cantando Abendempfindung, K.523 de W.A. Mozart :
Dois outros interlúdios musicais decorrem na cidade :
Prosseguindo o ciclo Clássicos na Rua o Trio de Percussões da Orquestra Metropolitana, composto
por João Paulo Monteiro, Marco Fernandes e Sérgio Nogueira desloca-se, às 19h, ao Jardim do Museu da Água /EPAL (a Campolide) para cumprir um programa de improvisação sobre os temas :
Pawassar Escultura 3, para Três Marimbas
Živkovič Trio per uno (1.º e 3.º andamentos)
Fusté-Lambezat Occurrences
Beall Rancho Jubilee
Whelan Riverdance (arr. de Michiko Noguchi e Tatsuo Sasaki)
E aos amantes de jazz relembra-se que todas as Sextas-feiras às 18h, bem como aos Domingos às 17h, prossegue até final de Setembro o Festival Outjazz.
Nesta tarde, agora em palco instalado no Jardim da Tapada das Necessidades, das cinco em diante, é possível ouvir o grupo Lokomotiv (criado pelo contrabaixista Carlos Barreto), e ainda Switchst(D)ance.
Lembramos o som deste agrupamento com os temas “Salada” e “Triklofive”, gravados no concerto de celebração do 15º aniversário da formação na Culturgest em Março de 2011 :
Terminamos divulgando peças de pequenos teatros e de autores novos.
É o caso de “Nouvelle Vague” da jovem dramaturga (e arquitecta) espanhola Patricia Lucas que a interpreta também, com Carlota Vidigueira e Catarina Aidos, no Teatro Turim (Estrada de Benfica, nº 723 A, de Quinta a Sábado, às 21h30 e Domingo, às 17h, até 29 de Setembro.
Sinopse divulgada :
Três mulheres embrenhadas numa narrativa de memórias, entre o passado, o presente e o futuro. O “filme sem tempo naquele tempo, o tempo delas.”



