PORQUE EM CRIANÇA NUNCA O IMPEDIRAM DE ENCONTRAR RESPOSTAS PARA A SUA CURIOSIDADE – VITOR ALMADA UM CEGO QUE FOI ESPECIALISTA NO COMPORTAMENTO DE PEIXES por Clara Castilho

Vitor Almada foi meu professor no ISPA. De etologia. E ser cego não fazia diferença nenhuma. Começou a investigar o comportamento de espécies animais e desde então tem-nos alertado para a importância de mantermos os ecossistemas.

Foi Professor nesse instituto universitário  desde 1974, onde traçou um percurso único e cheio de sucessos, leccionando milhares de aulas e orientando dezenas de alunos de mestrado, doutoramento e pós-doutoramento. Deixa para sempre o seu legado de estudo nas áreas da Biologia e Etologia. A Unidade de Investigação em Eco-Etologia, especialista nas Ciências do Mar obteve a classificação máxima (Excelente) na última avaliação da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

prof vitor

A Direcção do ISPA emitiu um comunicado onde se pode ler:

“É com profundo choque e pesar que informamos que faleceu hoje o Professor Vítor Almada, docente do ISPA desde 1974 e sócio fundador da cooperativa ISPA,CRL. 

O Professor Vítor Almada foi, é e será para sempre uma referência para o ISPA. A sua influência na vida da instituição, dos seus estudantes, colegas e amigos manifesta-se no reconhecimento, admiração, amizade e gratidão demonstrada por todos os que com ele tiveram o privilégio de interagir.

O Professor Vítor Almada era Professor Catedrático do ISPA – Instituto Universitário e foi fundador e grande dinamizador da Unidade de Investigação em Eco-Etologia, sendo um dos biólogos mais prestigiados de Portugal com grande projeção internacional.

A sua perda é irreparável em primeiro lugar para a sua família a quem o ISPA envia as mais sentidas condolências, mas também para a nossa vida coletiva que acabou de ficar mais empobrecida. Parte um amigo, um mestre, um companheiro de uma longa jornada de desafios profissionais, pessoais e de crescimento como pessoas, uma referência para todos nós. Fica o seu legado.

A memória desta comunidade, que é o ISPA, não o deixará esquecer!”


2 Comments

  1. Embora fôssemos vizinhos e nos tivessemos cruzado na luta política, nuncativemos grande contacto. Mas havia um amigo comum que me dizia maravilhas da capacidade intelectual de Vítor Almada – o Professor Germano Sacarrão. meu grande e saudoso amigo que, segundo creio, acompanhou a sua tese de mestrado O que pude apreciar nas reuniõe comuns – a campanha do Otelo – impressão que Sacarrão me confirmou, a cegueira não parecia ser um fardo para o Vítor Almada. A sua alegria de viver era evidente.

Leave a Reply