PORQUE FALHAM AS PREVISÕES DOS PROFETAS DO CONSUMO?

livro&livros1

Mário Beja Santos analisa o fracasso das profecias em livro apresentado por Carlos Pimenta –  Num momento em que a retracçãoImagem3 do consumo das famílias portuguesas parece ameaçar a retoma económica, face aos cortes previstos no Orçamento de Estado para 2014, Mário Beja Santos escrutina mais de 60 anos de profecias na obra Profetas do Consumo, a lançar na próxima terça-feira, 22 de Outubro, pelas 18:00 horas, na Direcção-Geral do Consumidor, em Lisboa. O livro será apresentado por Carlos Pimenta, director do Centro de Estudos de Economia, Energia, Transportes e Ambiente (CEEETA), antigo secretário de Estado do Ambiente e deputado do Parlamento Europeu.

Neste ensaio, o autor faz uma viagem pela sociedade de consumo e as teses defendidas por nomes cimeiros como Jean Baudrillard, Zygmunt Bauman, Daniel Bell, Pierre Bourdieu, Erving Goffman, Henri Lefebvre, Roland Barthes, Paul Virilio, Edgar Morin, Manuel Castells, Gilles Lipovetsky ou Alain de Botton.

 Em Profetas do Consumo, cruzam-se a modernidade líquida, cenas de uma geração descartável, a sociedade em rede, as preocupações com os modos de consumo mais sustentáveis, a cultura do capitalismo actual, a obsessão pelo low cost e os gostos que assume o endividamento excessivo e os modos de o contrariar.

 Mário Beja Santos foi, durante muitos anos, técnico superior da Direcção-Geral do Consumidor, sendo autor de mais de três dezenas de títulos relacionados com as temáticas da política dos consumidores.

 Foi professor do ensino superior, co-fundador da Plataforma Saúde em Diálogo e da União Geral de Consumidores (UGC). Na sua participação no consumerismo europeu, foi vice-presidente do Conselho Consultivo de Consumidores da Comissão Europeia e director da Associação Europeia de Consumidores.

 Colaborador em emissões radiofónicas ligadas à defesa do consumidor durante mais de duas décadas e apresentador dos programas televisivos «10 Milhões de Consumidores» e «Come e Cala», mantém actualmente a colaboração com os meios de comunicação social na redacção de artigos para a imprensa diária e regional, bem como em alguns blogues.

1 Comment

Leave a Reply