JOSÉ ESTALINE (Иосиф Виссарионович Сталин) – 3 – por Carlos Loures

Imagem1(Continuação)

 

 Koba o revolucionário

Após ter saído do seminário, o jovem Estaline definiu um objectivo – desafiar e destruir o regime czarista. Seria um percurso acidentado. No Primeiro de Maio de 1900 participou na manifestação realizada em Tiflis. Pela primeira vez, falou em público, revelando-se um orador poderoso e incisivo. Em 1901, o seu gabinete no observatório onde trabalha foi passado a pente fino pela polícia. Koba conseguiu escapar. No Dia da Festa do Trabalho, organizou uma manifestação de massas. Houve uma dura repressão – numerosos participantes foram presos e espancados pela polícia e pelos cossacos. Foi por esta altura que começou a escrever no jornal Brdzola (A Luta). Nos seus artigos fez uma defesa aberta da linha marxista ortodoxa.

Porém, na sua opinião, de todas as armas revolucionárias as mais eficazes eram as manifestações violentas, pois o derramamento de sangue tornava o povo mais forte e consciente, reforçando a sua militância e proporcionando-lhe mais um motivo para lutar. Animado por estes princípios, mudou-se para Batum, dedicando-se a tempo inteiro à agitação política.

Em 1902 foi detido, percorrendo várias prisões. Em 1904 conseguiu evadir-se indo refugiar-se em Tiflis. Foi também neste ano que se casou com Ekaterina Svanidze, filha de um trabalhador do caminho-de-ferro e
irmã de um ex-seminarista, tal como ele. Ambos, sogro e cunhado, seriam seus companheiros no Partido.

Estaline nunca se iria referir a este casamento. No entanto, supõe-se que terá casado pela Igreja ortodoxa, pois Ekaterina era muito devota, nunca tendo aderido aos ideais revolucionários do marido, do pai e do irmão. Em 1910, em plena juventude, uma tuberculose pulmonar ceifou-a. Foi enterrada segundo o rito ortodoxo.

Mas voltemos atrás. Em 1905 por toda a Rússia se vivia um clima de tensão política e social. Por toda a Rússia se vive uma tensão insuportável. A chamada intelligentsia, os trabalhadores, os camponeses, as nacionalidades subjugadas, problemas que foram sendo ignorados ou suprimidos brutalmente ao longo da construção do império, transformam-se em matéria inflamável – a Rússia é um gigantesco barril de pólvora.

Os crimes políticos sucedem-se, fogos postos, actos de sabotagem… a violência aumenta de dia para dia, sobretudo nas zonas rurais. O czar e os ministro têm consciência de que o Estado está à beira do colapso e que a Rússia, de um momento para o outro se poderá transformar num vulcão avassalador. No ano anterior começara a guerra com o Japão e as humilhantes derrotas sofridas pelos exércitos russoa ante forças nipónicas que à partida foram subestimadas, contribuem para aumentar a desmoralização generalizada que atravessa transversalmente toda a sociedade russa.

O filme de Sergei Eisenstein( 1898-1948) Couraçado Potemkine é eloquente quanto à violência dos confrontos entre manifestantes e «forças da ordem» naquele ano de 1905- Não resisto à tentação de aqui incluir a mais conhecida cena deste filme, o massacre na escadaria de Odessa, uma das mais famosas da história do cinema.

Este filme realizado em 1925 sobre a revolta de 1905, depressa alcançou grande popularidade. Embora este e outros dois filmes de Eisenstein tenham sido subsidiados pelo Estado, o realizador teve uma invulgar liberdade criativa. Quando realizou A Linha Geral, Estaline quis aconselhar Eisenstein a fazer modificações, pois segundo ele a obra não estava de acordo com o «realismo soviético». E começou logo por querer modificar título que segundo Estaline devia ser O Velho e o Novo. Eisenstein não aceitou a ingerência e foi para os Estados Unidos.

No dia 9 de Janeiro ocorreu a tragédia que passou à história como o «domingo vermelho» – a guarda czarista abriu fogo indiscriminadamente sobre homens, mulheres e crianças que se manifestavam diante do Palácio de Inverno, em Sampetesburgo.

E o nosso Koba?

Não pára. Este clima tenso, de confrontação social, constitui o ambiente ideal para o desenvolvimento das suas actividades – como jornalista e como agitador político.

(Continua)

Leave a Reply