10ª MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA NEGRO É DESTAQUE NA BIBLIOTECA ALCEU AMOROSO LIMA – SÃO PAULO

Obrigado à Prefeitura de São Paulo

mostra_cinema_negro_-_reproducaoA 10ª Mostra Internacional de Cinema Negro comemora seus dez anos de existência, nos dias 26, 27 e 29, na Biblioteca Pública Alceu Amoroso Lima, com exibições dedicadas à imagem positiva da cultura negra diante da indústria cinematográfica.

O idealizador da Mostra, o cineasta e antropólogo Celso Luiz Prudentes, desenvolveu e consolidou o projeto por meio de parcerias, influenciado pelo filme “Barravento”, do diretor Glauber Rocha. Dentro do movimento do cinema novo o longa, segundo o cineasta, mudou a participação dos negros na concepção do cinema nacional que passou a ter de coadjuvantes a protagonistas representando a descendência africana.

O evento cine-antropológico já ganhou notoriedade neste segmento e apresenta um recorte positivo da participação do negro no universo do cinema desde 2003, evidenciando importantes elementos, como o preconceito e a discriminação, explanando diferentes óticas diante da rica diversidade cultural apresentada ao longo história.

O processo consiste em afirmar a ascendência do negro por meio da técnica cinematográfica; o assunto abre espaço para um debate sobre diferentes formas de manifestações artísticas sobre o assunto, visando à conscientização diante do racismo que ultrapassou gerações e promovendo uma visão tanto pedagógica como igualitária em meio às diferenças.

Os filmes serão exibidos em horários diferenciados, sempre seguidos de um debate com os diretores. A programação completa pode ser conferida aqui.

Serviço:

Biblioteca Pública Alceu Amoroso Lima (Temática em Poesia)

Endereço: Av. Henrique Schaumann, 777, Pinheiros, Próximo da Praça Benedito Calixto. Zona Oeste

Dias: 26, 27 e 29.

Telefone: 3082-5023 e 3063-3064.

______

Ver em: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/subprefeituras/pinheiros/noticias/?p=43790

Leave a Reply