ASSOCIAÇÃO DE AMIZADE PORTUGAL-SAHARA OCIDENTAL – APELO AOS DEPUTADOS EUROPEUS DE PORTUGAL A FAVOR DOS DIREITOS DO POVO SAHARAUI

Associacao Amizade Portugal - Sahara Ocidental (1)

Apelo aos Deputados Europeus de Portugal

a  favor dos direitos do povo saharaui

Caro/cara

No próximo dia 13 de dezembro será votado no Parlamento Europeu um novo acordo de pescas entre a União Europeia e Marrocos. Este acordo viola o direito internacional porque inclui as águas do Sahara Ocidental, território não autónomo cujo povo ainda não teve a oportunidade de exercer o seu direito à autodeterminação. E as respetivas contrapartidas beneficiam o Reino de Marrocos, em detrimento das populações saharauis.

Para que os e as eurodeputados/as portugueses votem em consciência e a favor dos direitos do povo do Sahara Ocidental, envie-lhes rapidamente a mensagem que se segue e faça circular este Apelo. Até ao dia 10/12.

No fim da missiva encontrará uma lista dos endereços eletrónicos dos parlamentares em causa.

As melhores saudações da

Associação de Amizade Portugal-Sahara Ocidental

http://www.aapsocidental.blogspot.pt

www.facebook.com/AssociacaoDeAmizadePortugalSaharaOcidental

Exmo. Senhor/a Deputado/a do Parlamento Europeu,

Venho por este meio solicitar a V.Exa. que na próxima sessão plenária do Parlamento Europeu vote contra o acordo de pescas UE-Marrocos e a favor de solicitar um parecer ao Tribunal de Justiça sobre a legalidade deste acordo.

As razões que justificam este pedido centram-se no artigo 3.5 do Tratado da União Europeia que, enquanto cidadão/cidadã português/a e europeu/eia, lhe peço que respeite, cumprindo assim o direito internacional, que a União Europeia e, em particular, o Parlamento Europeu garantem acatar.

O acordo de pesca celebra-se com um país que ocupa militar e ilegalmente o Sahara Ocidental desde 1975, impedindo que o povo saharaui exerça o direito à sua livre determinação, reconhecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas, pelo Conselho de Segurança, pelo Tribunal Internacional de Justiça, pela União Africana e pelo próprio Reino de Marrocos nos acordos de paz que puseram fim à guerra que iniciou em 1975 contra a população saharaui.

A assinatura deste acordo de pesca significaria o apoio político da União Europeia às violações dos direitos humanos do povo saharaui levadas a cabo pelo Reino de Marrocos, reconhecidas pelo Relator Especial para a luta contra a tortura das Nações Unidas, o Departamento de Estado norte-americano, a Human Rights Watch , a Amnistia Internacional, o Centro Robert F. Kennedy para a Justiça e os Direitos Humanos e tantas outras organizações.

Tendo em conta o exposto, e a responsabilidade política que assume pelos seus actos, peço-lhe que vote NÃO a este acordo, NÃO à ocupação bélica marroquina e SIM ao pleno exercício do direito à autodeterminação do povo saharaui. Respeite o sonho europeu – direitos humanos e justiça.

 

Com os melhores cumprimentos,

EMAILS DOS EURODEPUTADOS PORTUGUESES

——-

luispaulo.alves@europarl.europa.eu

regina.bastos@europarl.europa.eu

luismanuel.capaoulassantos@europarl.europa.eu

mariadagracia.carvalho@europarl.europa.eu

carlos.coelho@europarl.europa.eu

Antonio.campos@europarl.europa.eu

mario.david@europarl.europa.eu

edite.estrela@europarl.europa.eu

diogo.feio@europarl.europa.eu

josemanuel.fernandes@europarl.europa.eu

elisa.ferreira@europarl.europa.eu

Joao.ferreira@europarl.europa.eu

anamaria.gomes@europarl.europa.eu

marisa.matias@europarl.europa.eu

nuno.melo@europarl.europa.eu

vital.moreira@europarl.europa.eu

mariadoceu.patraoneves@europarl.europa.eu

paulo.rangel@europarl.europa.eu

alda.sousa@europarl.europa.eu

rui.tavares@europarl.europa.eu

nuno.teixeira@europarl.europa.eu

ines.zuber@europarl.europa.eu

 

http://www.wsrw.org/files/dated/2013-11-26/snrw_report_eng2013.pdf

 snrw_report_eng2013 (6).pdf

Leave a Reply