A ESTUPIDEZ É UM CÃO FIEL – 52 – por Sérgio Madeira

 Capítulo cinquenta e dois

Só à segunda tentativa, o inspector Câncio foi executado.

Dias antes, Norberto seguira-lhe os passos, mas o inspector andou todo o tempo acompanhado pela mulher e pelo filho, com poucos meses de idade. Ao que parece, a criança estava doente, pois uma das deslocações do agente foi a um pediatra e depois a uma farmácia. O alferes não gostara do modo como o tipo da Organização a quem prestava contas, o censurou por não ter arranjado alguns segundos para cumprir a execução. Mas conteve-se e prometeu não falhar à segunda tentativa. Casado e com um filho recém-nascido, Filipe Câncio ocupava o descanso semanal em noitadas com amigos e prostitutas. Estudando-lhe os hábitos, Norberto organizou a execução consumada no urinol do Pinguim.

Seguiu-se outra missão bem sucedida – o rapto do padre Manuel e depois, com ele em lugar relativamente seguro, a distribuição,do relatório assinado por Manuel, mas em cuja redação Norberto colaborou activamente, pois o religioso apenas ouvira. Todos os grandes jornais, cadeias de rádio e de televisão receberam o relatório. A repercussão do massacre de Xuvalu foi enorme, chovendo os pedidos de entrevistas. Quando o padre foi instalado em Argel,  alguns desses pedidos foram satisfeitos

Quando soube que Guilherme Lopes fora morto, degolado e enviado o corpo, devidamente embalado dentro de uma saca para o comando militar, percebeu que Xuvalu continuava a provocar baixas. O assassínio de Lopes, era surpreendente, pois ele não tivera grande papel nos acontecimentos. Numa reunião da Organização em que esteve e onde havia representantes dos movimentos que a integravam, o homem da FRELIMO garantiu  que o ataque ao aquartelamento e o massacre da população da aldeia que se supunha colaborar com a tropa, não fora levado a cabo pelo seu partido. E insinuou que era o modus operandi da COREMO. O representante do Comité reagiu com indignação. Alguém lembrou que tinham sido utilizadas armas pesadas e que isso indiciava a presença de algum movimento poderoso e com ajudas externas. Prevaleceu a versão de que se tratara de uma provocação montada pela polícia política portuguesa, usando tropas indígenas.

Norberto, foi encarregado de uma nova missão. Liquidar o agente Nachawi.

Leave a Reply