A VIAGEM DOS ARGONAUTAS EM 2014 – ALGUMAS NOVIDADES

a viagem

Continuamos a revelar como vai ser A Viagem dos Argonautas no próximo ano. Ontem enumerámos as rubricas que, das 7 às 11 horas, constituem um primeiro bloco – música, poesia, contos e crónicas, notícias sobre livros, mini-contos e informações de carácter cultural. O segundo bloco começa com o editorial, o nosso Diário de Bordo:

Imagem2 Às 12:00 – O Diário de Bordo, o editorial, é escrito por um dos coordenadores. Não deve reflectir a opinião pessoal do editorialista, mas sim uma opinião consensual do blogue no seu conjunto. Nem sempre (quase nunca) conseguimos esse objectivo, pois cada argonauta é um universo e todos temos tendência a pensar pelas nossas cabeças. Digamos que o editorial aborda questões que preocupam a generalidade da equipa e o faz tentando contemplar preocupações e perspectivas da maioria dos que constituem a tripulação da Argos.

Às 13:00  Séries de História, Geografia, Viagens… Trabalhos como os de José Brandão ou como as «Viagens» de Manuela Degerine, ou ainda os artigos sobre temas geográficos, de João Machado, ocuparão este horário.

Às 14:00 – É o horário destinado aos folhetins ou a pequenas séries de ficção. O folhetim que estamos a editar – A estupidez é um cão fiel, de Sérgio Madeira, terminará no dia 31 deste mês. Há diversos argonautas a escrever trabalhos destinados a este espaço, mas não sabemos se estarão terminados a tempo de começar no primeiro dia do ano – se assim for, publicaremos pequenas séries de ficção até haver um folhetinista pronto a avançar.

Às 15:00  – Esta secção, criada para apoiar a candidatura da morna a Património Imaterial da Humanidade, é um enclave cabo-verdiano dentro do Imagem1 (2)blogue. Todso os dias publicamos um texto ou apresentamos um vídeo com uma melodia cabo-verdiana – as vozes de Cesária Évora, Bana, Tito Paris, Celina Pereira, Ildo Lobo, Nancy Vieira, Gardenia Benros, Amandio Cabral e tantos outros, têm desfilado por este palco onde temos falado de poetas, de escritores, como Eugénio Tavares ou Germano Almeida.

9349741_b7nUlÀs 16:00 –  É a hora de Clara Castilho – de segunda a sexta-feira, traz-nos Para um desenho da vida, com os problemas criados por uma sociedade que, voltada para a acumulação da riqueza e para o consumo, esquece os valores humanos e cria disfunções comportamentais, tais como a violência sobre mulheres e crianças, o abandono dos velhos à sua sorte… ou seja – milhares de anos de civilização não conseguiram transformar animais racionais em seres verdadeiramente humanos. Nos fins de semana, Luísa Lobão Moniz, fala sobre as crianças e sob re os seus direitos.

Às 17:00 – Terminamos o segundo bloco com séries sobre arte – fotografia, pintura, escultura, arquitectura. E, no dia 1 de Janeiro, começaremosImagem1 com chave de ouro. Um álbum de retratos de personalidades que marcaram o século XX, obra de um dos grandes mestres da fotografia – Eduardo Gageiro. Como é nosso hábito, contactámos o grande fotógrafo e obtivemos autorização para publicar o álbum e para que Carlos Loures e Manuel Simões comentem cada foto. Obtida a adesão de Eduardo Gageiro ao projecto, envámos-lhe uma saudação colectiva, dizendo-lhe quanto nos orgulha a sua presença a bordo. O grafismo da série é conduzido pelo Dorindo Carvalho. Podemos ver o excelente logo que criou para este trabalho que todos os dias, às 17 horas vos mostrará um retrato de uma celebridade, a legenda do autor e um comentário de Carlos Loures ou de Manuel Simões. Este e outros projectos, merecerão notícia destacada nesta informação diária sobre o que faremos em 2014.

Amanhã falaremos sobre as rubricas do terceiro bloco, o que ocupará o período entre as 18 horas  e a meia-noite.

 

 

Às 17:00:

1 Comment

Leave a Reply