O ARGONAUTA HÉLDER COSTA INFORMA A COMUNIDADE ARGONÁUTICA:

Começamos 2014 com um Encontro polémico e aliciante.

Marquês de Pombal, uma das figuras mais controversas e carismáticas da História Portuguesa, modernizando Portugal, expulsando os Jesuítas  e reconstruindo a Lisboa destruída pelo terramoto de 1755, será interpretado pelo coronel na reserva VASCO LOURENÇO, um dos capitães dirigentes da data libertadora que foi o 25 de Abril. Irá contracenar com a historiadora Raquel Varela, que nos mostrará a vida trágica de Cleópatra, a rainha egípcia célebre pela beleza, cultura e consumada habilidade diplomática , de amor infeliz com Marco António, o que a levaria ao suicídio com uma serpente. E LOYOLA, o fundador da Companhia de Jesus, irá provocar as convicções do Marquês através do arquitecto José Romano

Reservas: por este mail ou 213965360     7€

Imagem1

Marquês de Pombal

                     Imagem2

Sebastião José de Carvalho e Melo, primeiro Conde de Oeiras e Marquês de Pombal, Foi secretário de Estado do Reino durante o reinado de D. José I (1750-1777), sendo considerado, ainda hoje, uma das figuras mais controversas e carismáticas da História Portuguesa.

Representante do Despotismo esclarecido em Portugal no século XVIII, viveu num período da história marcado pelo iluminismo. Iniciou com esse intuito várias reformas administrativas, económicas e sociais. Foi um dos principais responsáveis pela expulsão dos Jesuítas de Portugal e das suas colónias. A sua administração ficou marcada por duas contrariedades célebres: o primeiro foi o Terramoto de Lisboa de 1755, um desafio que lhe conferiu o papel histórico de renovador arquitectónico da cidade. Pouco depois, o Processo dos Távoras, uma intriga com consequências dramáticas.

CLEOPATRA

(69 A.C. – 30 A. C.)

 Imagem3

Foi a ultima rainha da dinastia de Ptolomeu, general que governou o Egito após a conquista daquele país pelo rei Alexandre IIIda Macedónia. Era filha de Ptolomeu XII e de Cleópatra V.

É uma das mulheres mais conhecidas da história da humanidade e um dos governantes mais famosos do Egito, tendo ficado conhecida somente como Cleópatra

Cleópatra foi uma grande negociante, estrategista militar, falava seis idiomas e conhecia filosofia, literatura e arte gregas

Foi casada e teve filhos com Marco António. Acalentaram o sonho da independência do Egito. Derrotado por Octávio, Marco António suicidou-se e Cleópatra acompanhou-o deixando-se picar por uma serpente.

SANTO INÁCIO de LOYOLA

(1491 – 1556)

 Imagem1

Santo Inácio de Loyola foi o fundador da Companhia de Jesus, cujos membros são conhecidos como os jesuítas, uma ordem religiosa católica romana, que teve grande importância na Reforma Católica. Gravemente ferido na batalha de Pamplona (20 de Maio de 1521), passou meses inválido, no castelo de seu pai.

A partir de várias leituras, decidiu devotar a sua vida à conversão dos infiéis na Terra Santa.

Em 1922, poucos meses após ser eleito papa, Pio XI declarou e constituiu Santo Inácio de Loyola “celestial Patrono de todos os Exercícios Espirituais e, por conseguinte, de todos os institutos, associações e congregações de qualquer classe que ajudam e atendem aos que praticam Exercícios Espirituais”.

 

1 Comment

Leave a Reply