RETRATOS, IMAGENS, SÍNTESE DOS EFEITOS DA CRISE DA ZONA EURO SOBRE CADA PAÍS

 Selecção e tradução de Júlio Marques Mota

europe_pol_1993

Os Estados europeus contribuíram com 1600 mil milhões de euros na  ajuda aos bancos desde que rebentou a crise.

L’Expansion.com avec AFP –

Esta soma representa  13% do  PIB da União Europeia .

5

Catalunya CaixaOs auxílios estatais concedidos ao sector financeiro na União Europeia elevaram-se a um total 1600 mil milhões de euros entre o início da crise em Outubro de 2008 e o final de Dezembro de 2011.

REUTERS/Albert Gea

Os auxílios estatais concedidos ao sector financeiro na União Europeia ascenderam a um  total de 1600  mil milhões de euros entre o início da crise, em outubro de 2008 e o fim de Dezembro de 2011 de acordo com um documento publicado sexta-feira pela Comissão Europeia. Isso representa 13% do PIB da UE, de acordo com o painel de instrumentos em 2011 das ajudas de Estado. A grande maioria, ou seja,  67 por cento, consistiu em garantias de Estado sobre o financiamento concedido aos  bancos.

O ano de 2011 foi também o último ano em que  a Comissão aplicou regras temporárias em matéria de ajudas  estatais para apoiar a economia real em  período de crise. Este tipo de auxílio, concedido a toda a economia, foi  responsável por 48 mil milhões de euros em 2011, ou seja de 0.037% do PIB da UE e representou igualmente uma diminuição de mais de 50% sobre o ano anterior. Isto reflecte, de acordo com a Comissão, tanto uma baixa utilização destes auxílios pelas empresas e as restrições orçamento que pesam sobre a maioria dos Estados.

O total das ajudas  não ligadas  com a crise diminuíram, atingindo 64,3 mil milhões de euros em 2011, seja 0,5% do PIB Europeu. Trata-se de  “uma tendência à baixa em termos de longo prazo”, disse Antoine Colombani, porta-voz do Comissário Europeu para a Concorrência , Joaquin Almunia, salientando que estas ajudas ainda representavam cerca de 2% do PIB da UE em 1980. Enfim, segundo o  painel de análise sobre a  crise, no final de Junho de 2012, cerca de 85% do montante total dos auxílios, seriam contrários  às normas europeias de concorrência tinham sido devolvidos  pelos beneficiários às autoridades. Isto representa mais de 13,5 mil milhões de euros.

Para ver mais:

http://lexpansion.lexpress.fr/economie/les-etats-europeens-ont-verse-1600-milliards-d-euros-d-aides-aux-banques-depuis-la-crise_366200.html#OZP8urktS3MBlzpW.99

Leave a Reply