CARTA DE VENEZA – 69 – “O Mundial de Futebol-2014 já começou “ – por Sílvio Castro

 

                A grande festa organizada pela FIFA, do passado 6 de dezembro, tendo por cenário um dos  pontos esplêndisos da costa do estado da  Bahia, imediatamente percorreu o mundo, como se o campeonato mundial de futubol já tivesse começado. Em verdade este parte no dia 12 de junho de 2014, com a partida – agora já sabemos – Brasil x Croácia, em São Paulo. Certsmente então sem qualquer perigo que desmore o teto sobre os milhares de torcedores paulistas e não-paulistas que ali estarão…

Como sempre, o sorteio dos oito grupos que compõem a fase inicial do mundial trouxe muitas surpresas. Naturalmente, as seleções  guias dos mesmos grupos: A – Brasil; B – Espanha; C – Colombia; D – Uruguai; E – Suíça; G – Argentina; F – Alemanha; H – Rússia; mais ou menos , alcançaram desde logo posiçãol privilegiada. Mas nãoi todas, isto porque, entre outros fatores, os critérios gerais criados por Blatter permitiam muitas surpresas, com aparentes privilégios concedidos a deteminada seleções, como aquela da França, privilégios esses causas de algumas das ditadas surpresas. A França, entre as seleções européias classificadas para o turno final foi colocada em uma posição que danificava outras, como Portugal e Itália que alcançaram a viagem ao Brasil com méritos superiores a quanto não soube demonstrar o onze franzês nas eliminatórias.. E por fatal coincidência, o grupo tocado à França é, na sua composição atual, um dos mais fáceis do campeonato, logo depois daquele da Rússia e  Bélgica.

Em linhas gerais, os outros grupos se apresentam capazes de boas surpresas. Principalmente aqueles que obrigam as diversas seleções a locomoções rápidas de centenas de kilômentro, , como no caso radical do grupo D que vê uma circulação das esquadras de Manaus a São Paulo e Belo Horizonte, passando igualmente por Natal, Fortaleza e Recife.

Entre as três seleções que nos interessam em modo especial – Brasil, Portugal e itália, o sorteio da Bahia favorece mais diretamente o Brasil, criando algo de difiícil para as presenças portuguesa e italiana.

Como acontece com todas as nações organizadoras da

Copa do Mundo, o Brasil tem um grupo muito à sua feição. No dia 12 de junho de 2014 inaugura o grande certame numa partida contra a Croácia. Em seguida, no dia 17 do mesmo junho e em Fortaleza, enfrenta o México, para concluir esta fase em Brasília, no dia 23 de junho, enfrentando a República do Camarão. As coisas se complicam para os brasileiros a partir das oitavas, quando possivelmente encontrará a forte seleção da Holanda, provável segunda do seu setor, depois da Espanha. Porém, este grupo B que pode ser considerado o mais difícil do torneio, apresenta igualmente o Chile que atravessa um ótimo momento de seu jogo.

Mais ou menos o mesmo quadro das possíveis oitavas da seleção do Brasil, o início do grupo em que se encontra a seleção de Portugal, aquele G, apresenta de imediato a seleção alemã procurando obstacular o progresso daquela portuguedsa. Mas não se pode igualmente esquecer que uma outra seleção de forte exlpressão, o do Ghana, considerada a melhor seleção africana, poderá criar embaraços às duas européias. A Alemanha se classificou com grande clareza, enquanto o Portugal se exaltou no final das eliminatórias quando eliminou a forte esquadra sueca de Ibramovic  A quarte partecipante do grupo, os USA, não deverá causar maiores surpresas. Alemanha x Portugal abre as disputas do grupo G no dia 16 de junho, em Salvador da Bahia.

Entre as minhas três seleções, o torneio da Itália é aquele que mais faz temer. Os adversários são o Uruguai, a Inglaterra e Costa Rica. Trarta-se do grupo  que se apresenta com três nações campeães do mundo, com a Itália que de títulos mundiais, 4, vem logo depois do Brasil. O Uruguai que de títulos mundiais tem dois, tendo antes do primeiro, de 1930, vencido igualmente outros olímpicos, apresenta-se sempre com grande intensidade quando das oportunidadas dos mundiais. Haja vista para o campeonato de 1950… Costa Rica tem somente a possibilidade de conqusitar mais experiências contra os seus três grandes adversários.

Para completar o quadro dos diversos grupos, naquele C deve salientar-se a Colômbia, seguida da Grécia; naquele E a vencedora estará entre a Suiça e a França. No grupo F, a Argentina se apresenta favorita absoltua, possivelmente seguida pela Bósnia Erzegovina.

Mais ou menos desta forma se apresentarão as componentes das oitavas de um campeonato do mundo que se preanuncia de grande intensidade. No qual a seleção do Brasil tentará a conqusta do título de hexa-campeão do mundo.

Leave a Reply