VOLTEMOS AO ANO DE 1900 E VEJAMOS O QUE SE DIZIA DOS GOVERNANTES por clara castilho

9349741_b7nUl

Sai-nos fumos pelas orelhas, fartamo-nos da barafustar, tentamos encontrar reuniões e depois soluções e eles continuam a fazer o que bem lhes apetece  – para bem se só uns de mal de muitos mais. Um pais empobrecido mas com  mais milionários…

A entrada num novo ano costuma ser cheia de promessas de não fazer umas coisas e de fazer outras consideradas necessárias. Também costuma ser de alegria. Alegria que não sei aonde a encontrar… Fiquemos com o divertimento, que quem nos sabe divertir é porque é inteligente e da inteligência talvez saia alguma coisa… Só que este divertimento foi escrito no ano de  1900. E quanta actualidade!

Hoje e amanhã deixarei uns “petiscos”.

AParodiaN01_0001_branca_t0

Um porquinho poderá ser o caso BPN, outro a EDP, outro a privatização dos CTT, outro as máfias do futebol, outro os autarcas corruptos, outro a promiscuidade entre as PPM e os membros do governo…se calhar nem chegar os porquinhos da imagem!

AParodiaN01_0005_branca_t0

Tanta é a altivez, tanta é o desprezo pelo povo que, afinal, a figura que fazem é esta!

Nota: imagens retiradas de “A Paródia”, nº 1, em 17 de Janeiro de 1900, com caricaturas de Raphael Bordallo Pinheiro e e M. Gustavo Bordallo Pinheiro

Leave a Reply