INICIATIVAS PARA NOS PROTEGERMOS NO USO DA INTERNET por clara castilho

9349741_b7nUl

Do site da Internet Segura retirámos as seguintes informações:

O Dia da Internet Mais Segura comemora-se no dia 11 de fevereiro de 2014. Todas as escolas foram convidadas a dinamizarem atividades sobre as temáticas relacionadas com a Segurança na Internet. São disponibilizados sugestões de actividades e recursos de apoio.internet segura

Para apoio à concretização das actividades, podem ser encontrados alguns conteúdos em formato digital:

Banda desenhada,  Tiras SeguraNet que fomentam o sentido crítico, a navegação segura e esclarecida na Internet, através do humor. ALERTAS “O que farias?” –  conjuntos de matérias que podem ser utilizados para dinamizar actividades com alunos sobre Segurança na Internet. Jogos – Aplicações interactivas que incluem informação e jogos. Estão disponíveis três aplicações, destinadas a públicos-alvo diferentes. Planos de Aula –  da campanha Back2School da rede Insafe (em língua portuguesa). Guias: Manual de Literacia Digital,  Manual para professores,    Um Guia para os Pais – Educação e os Novos Media,   Guia de Recursos SeguraNet – Metas Curriculares TIC 7º Ano. Vídeos vários que, por exemplo, ilustram a reação de uma criança perante uma situação estranha na Internet e a importância do papel do encarregado de educação perante este cenário, alertam para os perigos da comunicação na Internet com pessoas desconhecidas, retrata a problemática do Cyberbullying (Childnet International), alertam para os riscos de disponibilizar imagens pessoais na Internet, o cuidado com os dados pessoais

Nesse dia irá ser lançado o Quiz4you SeguraNet – novo recurso SeguraNet,  constituído por 52 cartas com mais de 200 questões sobre segurança digital. São horas de diversão e aprendizagem com o Quiz4you!

guia

Com os mesmo objectivos, o Centro Internet Segura e a Google associaram-se para promover o guia para segurança e protecção online «É Bom Saber» em versão portuguesa, com o objectivo de trabalhar para uma Internet mais segura. Esta iniciativa é mais uma das vertentes da parceria iniciada em 2012 no âmbito do website É bom Saber, em que a Google fornece dicas e orientações para que crianças e jovens naveguem na internet em segurança ( http://www.google.com/intl/pt-PT/goodtoknow/).

Este material pode ser utilizado por pais e professores e qualquer outra pessoa, pois é de fácil leitura.  Aborda temas chave da protecção online como palavras-passe, roubo de identidade e esquemas fraudulentos, a importância de bloquear o ecrã e/ou dispositivos e utilizar redes seguras e dá ainda a conhecer as ferramentas de segurança e privacidade da Google.

Vão ser distribuídos 20.000 exemplares desta publicação. Pretende-se, assim, fazer um trabalho de prevenção e capacitação de crianças, jovens e adultos para o uso das tecnologias da informação e da comunicação de forma segura e em seu benefício.

 

1 Comment

  1. [image: Imagem intercalada 1] Maria

    No dia 4 de Fevereiro de 2014 s 16:01, A Viagem dos Argonautas escreveu:

    > claracastilho posted: ” Do site da Internet Segura retirmos as > seguintes informaes: O Dia da Internet Mais Segura comemora-se no > dia 11 de fevereiro de 2014. Todas as escolas foram convidadas a > dinamizarem atividades sobre as temticas relacionadas com a Segurana na > Inter”

Leave a Reply